O vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) chamou atenção sobre as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. De acordo com o parlamentar, o número de pessoas com dengue no Estado de São Paulo aumentou em consideração aos números registrados no ano passado. Nogueira solicitou que a Secretaria de Saúde informe as medidas que estão sendo adotadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para evitar casos das doenças.
O vereador ressaltou que é importante adotar ações preventivas antes do período de chuvas e calor. "Já temos mais de 8 mil casos de dengue notificados em todo o Estado de São Paulo. Em apenas um distrito de Campinas já foram 864 registros e em Araraquara já passou de 700. E isso porque a época da proliferação do mosquito Aedes aegypti está apenas começando. Houve um aumento de 122% dos casos de dengue entre janeiro e agosto comparado com 2017", ressaltou.
O vereador lembrou que no ano passado, tanto o município mogiano quanto o Estado de São Paulo, em números gerais, conseguiram reduzir os casos de dengue e as doenças ligadas ao mosquito Aedes aegypti. "Não podemos esperar ter ocorrências acima da média para começarmos a nos cuidar. Vamos nos atentar aos cuidados básicos, como verficar água parada nos vasos de flores e nos outros locais que acumulam água parada por muito tempo. A prevenção não depende apenas do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da prefeitura, mas, sim, de cada um. Se cumprirmos com a nossa parte, como população, vamos diminuir o número de casos", avaliou.
O parlamentar sugeriu ainda que a administração municipal atue junto às associações de bairro para reforçar a campanha de prevenção. (L.N.)