O projeto "Vença Sorrindo" será lançado no final deste mês pelo criador e morador de Mogi das Cruzes, Thiago Batalha. De acordo com o mogiano, o objetivo principal da ação é transmitir confiança, força e a vontade de sorrir às pessoas que estejam passando por um momento de dificuldade em sua vida. Esse ato será conquistado com palestras motivacionais, além de ações de cunho beneficente, como arrecadação de alimentos e lenços, visitas a pacientes, dentre outras.
A ideia de criar o projeto surgiu há alguns meses, quando Batalha foi diagnosticado com câncer no sistema linfático em fevereiro deste ano. "Em outubro do ano passado, comecei a sentir dores de garganta e febre, nenhum remédio me curava. Foi quando fui a um médico no Jardim Universo e fiz alguns exames, que constataram que eu estava com câncer. Senti como se meu mundo acabasse, como se um abismo se abrisse debaixo dos meus pés e a minha vida tivesse perdido o rumo. Eu me perguntei muito o que fazer, clamei muito por Deus e decidi contar às pessoas ao começar o tratamento", disse Batalha.
A partir de então, o mogiano começou um tratamento no Hospital do Câncer, em São Paulo, e foi encontrando as suas forças no sorriso. "Dia após dia, eu fui descobrindo a força interior e percebendo que sorrindo as coisas se tornariam mais fáceis. Quando sorrimos, os batimentos cardíacos melhoram, as liberações de hormônios aumentam e automaticamente sua imunidade aumenta também. Desde então, venho seguindo e encarando o problema de forma amena, sorrindo para ele e não deixando que este monstro tome conta dos meus dias", ressaltou.
Batalha acompanhou também outros pacientes que estavam em tratamento na unidade e, conforme comunicou, muitas pessoas encaram os problemas de uma forma mais triste, transformando a doença em algo agressiva. "Sendo assim, eu decidi contar a minha experiência e levar essa palavra de força e encorajamento a todos os que enfrentam problemas e não conseguem encontrar forças para seguir em frente", complementou.
O projeto levará palestras a qualquer entidade que se interesse pelas atividades. Basta ligar para os telefones 96344-4664 ou 99983-3187. A proposta também arrecada alimentos, lenços e cabelos para doação a quem está com câncer, acompanha pacientes e ajuda, dentro do possível, pessoas que se encontram na lista de espera de tratamento. A ação, ainda, apoia e agiliza o trabalho da Secretaria de Saúde, dentre outras ações. "Por pior que seja a situação, é possível encarar de forma otimista. Se eu consegui, todos também conseguem", finalizou Batalha. (Texto supervisionado pelo editor)