A Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega amanhã, às 19 horas, no auditório do Cemforpe, o Selo Cozinha Nota 10, edição 2018, organizado pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE). A iniciativa faz parte da campanha Outubro da Educação e procura reconhecer e valorizar os profissionais das cozinhas das escolas e creches da rede municipal de ensino.
A rede conta com 206 unidades escolares e aproximadamente 550 profissionais. O selo é um reconhecimento do trabalho realizado diariamente com o objetivo de oferecer uma alimentação segura, saudável e saborosa para os alunos e também o empenho de toda a comunidade escolar na promoção e mobilização para a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A avaliação foi feita entre os meses de agosto e setembro.
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e as visitadoras do DAE avaliaram os seguintes critérios: cumprimento do cardápio, comida mais saborosa; limpeza, higiene, organização da cozinha e do estoque, organização interna do trabalho; controle de estoque, armazenamento e ações educacionais diferenciadas na área de alimentação escolar.
O selo será entregue para as seguintes categorias: Educação Infantil Integral (creche), Educação Infantil Parcial, Ensino Fundamental Integral e Ensino Fundamental Parcial. A merenda escolar de Mogi das Cruzes é referência de qualidade. Foi reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o governo federal e tem como diferencial, a oferta de produtos da agricultura familiar da cidade. Neste ano, foram introduzidos novos alimentos, como ovo de codorna e peixe, além da ampliação dos produtos para alunos com dietas especiais.
Encerramento
Hoje, no Parque da Cidade, os alunos da Escola Municipal Professora Apparecida Ferreira Cursino, no Jardim Universo, farão o encerramento de projetos às 9 horas. Às 17 horas, a EM Doutor Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico, fará uma mostra cultural com os destaques da unidade escolar. A Escola Ambiental também terá atividades na unidade com o Circuito Ambiental e no Centro de Referência da Mata Atlântica da Kimberly Clark, no distrito do Taboão.