A prova objetiva do concurso público para contratação de profissionais que irão atuar na Secretaria Municipal de Educação ocorrerá no próximo domingo com 47.154 inscrições. A disputa envolve 98 vagas em 14 funções. Locais e horários podem ser consultados no edital de convocação publicado na página da administração municipal na Internet, em https://goo.gl/choxTb, e também no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela realização.
O número de inscrições não corresponde à quantidade de participantes, já que uma mesma pessoa poderia prestar o concurso público para dois cargos distintos, desde que as provas não ocorressem no mesmo horário. A função de Auxiliar de Secretaria é a mais concorrida, com 1.773 candidatos disputando a única vaga disponível. A opção com a segunda
disputa mais acirrada é a de Secretário de Escola. Ao todo, 8.285 pessoas concorrerão a cinco oportunidades, o que corresponde a 1.657 candidatos por vaga. Apesar disso, Professor de Educação Básica I - 30 horas é o cargo que mais teve inscrições efetivadas: 8.330, ao todo. Serão 833 concorrentes por cada uma das dez vagas.
A Vunesp aplicará a prova objetiva em unidades educacionais localizadas em Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes. Pela manhã a prova será às 9 horas, com a participação dos candidatos aos cargos de Agente de Segurança Escolar, Cozinheiro Escolar, Auxiliar de Atividades Escolares, Auxiliar de Secretaria, Diretor de Escola e Professor de Educação Básica I - 30 horas.
Já no período da tarde, será a vez de quem se inscreveu para Agente Escolar, Motorista de Transporte Escolar, Auxiliar de Desenvolvimento Educacional, Operador de Som e Luz, Secretário de Escola, Professor de Educação Básica Adjunto, Professor de Educação Básica II - Artes e Professor de Educação Básica II - Educação Física. O exame está marcado para 15 horas. A orientação é que os candidatos compareçam aos locais com 60 minutos de antecedência e levem caneta esferográfica de tinta preta e um documento de identificação com foto.
Eliminação
A prova objetiva tem caráter eliminatório e classificatório. A quantidade de questões (de 40 a 60) e o conteúdo programático (Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Específicos, Noções de Informática, Conhecimentos Pedagógicos e Legislação) variam de acordo com a função a que se concorre.
O concurso terá fase única para quem disputar os cargos de Agente de Segurança Escolar, Agente Escolar, Auxiliar de Atividades Escolares, Auxiliar de Secretaria, Secretário de Escola e Auxiliar de Desenvolvimento Educacional. Para os candidatos das demais funções que forem habilitados na prova objetiva (com nota igual ou superior a 50 pontos), está prevista uma segunda etapa: prova prática ou prova de títulos.