O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB), acompanhou a visita da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), a professora Lúcia França na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, na tarde de anteontem. Durante a visita, a professora Lúcia França fez questão de frisar que também veio visitar a Apae de Itaquá após receber o convite de Mamoru.
O prefeito e a presidente do Fussesp foram em todas as salas da Apae e acompanharam, inclusive, uma apresentação musical dos alunos, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Jane Moura, e o presidente da Apae, Fernando Pereira Magalhães.
A cidade conta com uma parceria com o Fussesp para a realização de cursos profissionalizantes em polos do Fundo Social de Solidariedade. A primeira -dama também esteve em Itaquá no mês de julho para a formatura de 400 alunos do primeiro semestre. Até o final deste ano, outras 400 pessoas estarão formadas, nos cursos oferecidos em parceria com o governo do Estado como a  Escola de Moda (corte e costura, modelagem, conserto e reforma), Padaria Artesanal, Manicure e Pedicure.
Esta parceria também resultou na vinda da Escola da Construção Civil que está em processo de implantação, na Casa Aberta para Juventude e Adultos, espaço de cursos da prefeitura, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, localizado no bairro Rancho Grande. A expectativa é inaugurar este curso de Construção Civil ainda este ano.
Conjunto
Por meio de um convênio firmado entre a prefeitura e a Apae, cerca de 80 alunos do sistema municipal de ensino que necessitam de uma atenção especializada, são atendidos na Apae de Itaquá, que está localizada na Rua Distrito Federal, 205, na Vila Hercília. O convênio também abrange o atendimento de cempacientes encaminhados pelos serviços municipais de saúde para a Apae.