A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou na manhã de ontem, na sede do Polo Digital de Mogi das Cruzes, em Cezar de Souza, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A abertura contou com a apresentação de trabalhos voltados para a inovação e tecnologia na cidade e uma palestra com Helio Dias, presidente do Instituto de Valorização de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo (Ivepesp).
A programação, elaborada pelo Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT), seguirá até dia 19 com palestras, atividades e exposições com o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população. "Mogi caminha para ser uma cidade cada vez mais inserida no meio tecnológico e pela primeira vez conseguimos participar desta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Temos um ambiente muito favorável para o desenvolvimento das empresas de tecnologia, que hoje são as maiores empresas no Brasil e no mundo", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Mogi é uma das 11 cidades do Estado que participam da semana e uma das 27 em todo o Brasil. "Mogi tem focado seu trabalho na área de inovação e tecnologia para atrair investidores e gerar empregos. É uma área que tem crescido no Brasil e no mundo. Participar deste calendário é um grande marco para a cidade", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, que também preside o CMIT. O secretário de Finanças, Aurílio Caiado, falou sobre o Programa Mogiano de Atração de Investimentos e Geração de Empregos (Promae).
Na abertura, foram apresentados os trabalhos realizados pela DocStore, Máquina Agrícola, Höganas, Modeceu, Ducha Azul, 76Telecom, Rexroth e o aplicativo Novos Caminhos, uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Educação. Participaram do evento José Francisco Caseiro, diretor do Ciesp Alto Tietê, o presidente da Associação Comercial de Mogi, Marco Zatsuga, e o vereador Sadao Sakai.
A indústria 4.0 será o tema da programação amanhã, com uma visita de um grupo da cidade à Planta i4.0 do Senai, em São Caetano do Sul, e uma palestra no Polo Digital, às 14 horas, com o vice-presidente da Agestab, Carlos Alberto Yamanaka. "Queremos convidar os empresários de Mogi da área da indústria para conhecer o que pode ser feito na sua área para otimizar e melhorar a sua produção como um todo. Estamos muito atentos às inovações e trabalhamos para acompanhar esse desenvolvimento, o que faz parte do papel da prefeitura", disse Melo.