As prefeituras do Alto Tietê irão oferecer programações especiais em alusão ao "Outubro Rosa", campanha que visa conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês, a região contará com diversas ações, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que contarão com palestras e intensificação de atendimento.
Além de ações comum entre os municípios, haverá, também, uma programação exclusiva em algumas cidades. Em Itaquaquecetuba, por exemplo, será realizada hoje uma "Blitz Orientativa" na praça Padre João Álvares, localizada no centro, a partir das 10 horas. A equipe de Secretaria de Políticas para Mulheres distribuirá no local material informativo, adesivos e lixeira de carro, alusivos ao tema. A pasta repetirá a ação amanhã, no mesmo horário, no bairro Jardim Odete.
Mogi das Cruzes terá o "Mogi Rosa", iniciativa que conta com uma série de atividades em prol desta conscientização, na próxima segunda-feira. A Secretária de Saúde irá realizar a coleta de papanicolau e agendamento de mamografia para mulheres que não fizeram o exame há um ano, em todas as unidades de saúde, e, também, vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para crianças de 9 a 13 anos.
Em Santa Isabel, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Comissão da Mulher Advogada, com o apoio da prefeitura e da Organização Não Governamental (ONG) Rapunzel Solidária, realiza a "5ª Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama" neste sábado. Já Suzano promove, na próxima quinta-feira, uma passeata com as mulheres do bairro Recanto São José, além do "Dia do Cuidado", desenvolvido pela Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim do Lago, com demonstrações de maquiagem e limpeza de pele.
No último dia do mês, Poá sediará o "1º Seminário de Oncologia do Alto Tietê", em parceria com Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Arujá e Ferraz de Vasconcelos, durante todo o mês, contarão, assim como as cidades já citadas, com diversas palestras sobre o assunto nas UBSs, a fim de informar sobre o câncer, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
*Texto supervisionado pelo editor.