O campo de futebol society, inaugurado há um mês no bairro Vila Cléo, melhorou a convivência entre os moradores e trouxe mais movimento e lazer para a comunidade. No entanto, a população do bairro apontou algumas melhorias que precisam ser feitas na área esportiva, que faz parte do projeto Bola na Rede, da Secretaria Municipal de Esporte de Lazer (Smel). A falta de supervisionamento e a iluminação do campo, que não é desligada durante a madruga, fazem parte das reclamações.
As vizinhas, Ana Carolina Nascimento, 32, e Ana Batista, 69, estão entre as incomodadas com a luminosidade excessiva. "A luz de led do campo ilumina toda a minha cozinha, além do banheiro e quarto, que fica com a janela virada para o campo", contou Ana Carolina, que mora no primeiro andar de um condomínio que fica do lado do gramado.
Ana Batista mora em um prédio em frente à quadra e também afirmou que a luz externa invade seu apartamento. "Incomoda porque clareia o banheiro e a cozinha".
Já a moradora Célia Aparecida Barbosa, 52, reclamou da falta de supervisão e orientação para a utilização do local. "Os meu netos usam o espaço, mas quando os pequenos tentam ir brincar, os maiores não deixam", contestou. "Deveria ter um professor tomando conta para impor regras", completou.
Apesar dos apontamentos, Amanda Sodré, 24, publicitária e moradora do bairro, contou que o espaço ajudou a dar movimento para o local, que antes era ameaçado pelo tráfico de drogas. "Uso a academia três vezes por semana, sempre à noite. É o horário mais movimentado do espaço", frisou. A publicitária ainda argumentou que, muito embora a iluminação esteja ligada durante a madrugada, a sensação de segurança aumentou.
Resposta
A Smel reforçou, em nota, que a gestão da "Arena Vila Cléo" está sendo feita em conjunto com a comunidade, representada pelo Grêmio Esportivo e Recreativo Unidos da Vila Cléo.
Quanto à iluminação do espaço, está em fase final um estudo para a implantação de um dispositivo que permita o desligamento - automático ou manual - da iluminação. "É importante lembrar, no entanto, que a primeira solicitação da comunidade, quando a Arena Vila Cléo foi implantada, era de que a iluminação fosse contínua durante o período noturno para o aumento da segurança no local".
A pasta não citou na nota sobre um monitor para o campo de futebol, como sugerido pelos moradores.
Bola na rede
Mogi das Cruzes receberá mais três campos society até 2019 pelo programa Rede na Bola. O projeto é uma iniciativa da Smel e inaugurado em junho, que prevê a implantação de 11 campos de futebol até 2020, com grama sintética ou natural, por toda a cidade, além da recuperação de outras 11 espaços esportivos já existentes. Os locais que deverão ser contemplados inclui os distritos de Cezar de Souza, Jundiapeba, Braz Cubas e as regiões dos Bairros da Divisa.
*Texto supervisionado pelo editor.