Compartilhe
O campo de futebol society, inaugurado há um mês no bairro Vila Cléo, melhorou a convivência entre os moradores e trouxe mais movimento e lazer para a comunidade. No entanto, a população do bairro apontou algumas melhorias que precisam ser feitas na área esportiva, que faz parte do projeto Bola na Rede, da Secretaria Municipal de Esporte de Lazer (Smel). A falta de supervisionamento e a iluminação do campo, que não é desligada durante a madruga, fazem parte das reclamações.
As vizinhas, Ana Carolina Nascimento, 32, e Ana Batista, 69, estão entre as incomodadas com a luminosidade excessiva. "A luz de led do campo ilumina toda a minha cozinha, além do banheiro e quarto, que fica com a janela virada para o campo", contou Ana Carolina, que mora no primeiro andar de um condomínio que fica do lado do gramado.
Ana Batista mora em um prédio em frente à quadra e também afirmou que a luz externa invade seu apartamento. "Incomoda porque clareia o banheiro e a cozinha".
Já a moradora Célia Aparecida Barbosa, 52, reclamou da falta de supervisão e orientação para a utilização do local. "Os meu netos usam o espaço, mas quando os pequenos tentam ir brincar, os maiores não deixam", contestou. "Deveria ter um professor tomando conta para impor regras", completou.
Apesar dos apontamentos, Amanda Sodré, 24, publicitária e moradora do bairro, contou que o espaço ajudou a dar movimento para o local, que antes era ameaçado pelo tráfico de drogas. "Uso a academia três vezes por semana, sempre à noite. É o horário mais movimentado do espaço", frisou. A publicitária ainda argumentou que, muito embora a iluminação esteja ligada durante a madrugada, a sensação de segurança aumentou.
Resposta
A Smel reforçou, em nota, que a gestão da "Arena Vila Cléo" está sendo feita em conjunto com a comunidade, representada pelo Grêmio Esportivo e Recreativo Unidos da Vila Cléo.
Quanto à iluminação do espaço, está em fase final um estudo para a implantação de um dispositivo que permita o desligamento - automático ou manual - da iluminação. "É importante lembrar, no entanto, que a primeira solicitação da comunidade, quando a Arena Vila Cléo foi implantada, era de que a iluminação fosse contínua durante o período noturno para o aumento da segurança no local".
A pasta não citou na nota sobre um monitor para o campo de futebol, como sugerido pelos moradores.
Bola na rede
Mogi das Cruzes receberá mais três campos society até 2019 pelo programa Rede na Bola. O projeto é uma iniciativa da Smel e inaugurado em junho, que prevê a implantação de 11 campos de futebol até 2020, com grama sintética ou natural, por toda a cidade, além da recuperação de outras 11 espaços esportivos já existentes. Os locais que deverão ser contemplados inclui os distritos de Cezar de Souza, Jundiapeba, Braz Cubas e as regiões dos Bairros da Divisa.
*Texto supervisionado pelo editor.
Cidades
Saspe e IFSP formam 69 mulheres no curso 'Gestora de Microempresa'
Cidades
Festas juninas devem beneficiar cerca de 64 mil pequenos negócios em São Paulo
Cidades
Prefeitura de Suzano inaugura nova Casa de Cultura do distrito de Palmeiras
Cidades
Arraiá da Feira Noturna “Minor Harada” reúne 2,5 mil pessoas e celebra a tradição junina
Esportes
SIMPAR celebra 70 anos com corrida em Mogi das Cruzes no dia 16 de agosto