A 5ª edição da Semana do Empreendedor, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) termina hoje com palestras e aulas sobre mídias sociais. O projeto, iniciado na segunda-feira passada, teve o objetivo de impulsionar as pessoas a empreenderem e inovarem nos seus projetos. A programação contou com palestras e oficinas disponibilizadas em todas as unidades do Sebrae do Estado. O encerramento será no Polo Digital de Mogi.
A programação da semana foi voltada para as pessoas que têm ou pretendem abrir um negócio no mercado. Ao todo, foram oferecidas oficinas, palestras e debates interativos com especialistas de mercado sobre as melhores práticas de gestão de um negócio, sobre inovação e liderança. O comportamento do empreendedor e as estratégias para uma empresa conseguir sucesso também foram outros tópicos estudados. As ações foram disponibilizadas gratuitamente aos alunos,
De acordo com o gerente regional da entidade, Sérgio Ricardo Gromik, a procura pelos cursos foi positiva. "Atendemos em torno de mil pessoas nas unidades de Itaquá, Suzano, Poá, Mogi, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim e Guararema. Isso dá cerca de 200 pessoas por dia. Todos os cursos incentivaram e provocaram os empreendedores à inovação nos negócios. A concorrência hoje em dia é muito grande, então 'o novo' é muito importante nas empresas", disse o gerente.
Gromik ressaltou ainda que é importante ter ações como essa na região. "A relevância de um projeto como esse é que ele chama a atenção para um foco que as pessoas não se atentavam, ou seja, a inovação. Em especial, em Mogi, também realizamos um workshop, ou seja, uma oficina que estimula a prática dos conceitos", complementou.
A palestra de hoje busca incentivar o marketing digital e ensinar como aumentar seus negócios com as mídias digitais. Outras palestras e cursos disponibilizados pelo Sebrae podem ser acessados no site http://www.sebrae.com.br ou pelo telefone 4723-4510.
Sebrae Móvel
Nesta semana, a entidade realizou o Sebrae Móvel nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano. Para a ação, foram estacionados veículos em cada município onde as pessoas recebiam orientações sobre formas de empreendedorismo. Este tipo de atividade será realizada também na primeira quinzena dos próximos meses.
De acordo com o gerente regional, aproximadamente 50 pessoas foram atendidas em cada cidade. "Esta é uma atividade muito importante, pois possibilita para aquelas pessoas que estão na correria do dia a dia a entenderem melhor os conceitos e depois procurar nossas unidades fixas", explicou Gromik.
* Texto supervisionado pelo editor.