A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada no próximo domingo. Na região, 40.412 pessoas deverão comparecer nas escolas para a realização da prova. Esse número corresponde às cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano. Já os estudantes dos municípios de Salesópolis, Guararema e Biritiba Mirim não receberão o exame por uma questão de logística. Segundo informações passadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles devem se dirigir ao município indicado no comprovante da inscrição para a realização da prova.
Em todo o Estado, 937.341 estudantes estão inscritas para realizar o Enem. Na região, o município que deverá receber a maior quantidade de alunos é Mogi, com 11.926, o que representa 1,3% do total estadual. Já Santa Isabel é o com o menor volume: 1.588 ou 0,2% do total paulista.
Ainda de acordo com o Inep, nem todos os municípios brasileiros realizarão os testes para o Enem. "Todos os anos são revisados os critérios adotados para seleção das cidades-sede de aplicação do Enem, com a finalidade de aperfeiçoar esses processos, otimizando os recursos logísticos empregados no exame e, ainda, considerando a dispersão dos inscritos em relação às últimas aplicações do Enem e em relação ao potencial de participantes para a edição em estudo. Tudo isso pautado pelas especificidades e peculiaridades de algumas regiões do país", informou a entidade por meio de nota.
O exame será aplicado em duas datas neste ano. A primeira etapa será no próximo domingo, com a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já a segunda etapa, no dia 11 de novembro, contemplará a aplicação da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.
O gabarito da prova será publicado no dia 14 de novembro e o resultado, em janeiro de 2019, em data ainda não foi confirmada.
* Texto supervisionado pelo editor.