A Secretaria Municipal de Transportes implantou uma lombofaixa na rua Princesa Isabel de Bragança, na altura da praça da Bandeira, também conhecida como Praça da Bíblia, na região central. A medida faz parte de uma série de ações para melhoria da segurança viária na cidade, em um convênio entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Detran, dentro do Movimento Paulista de Segurança Viária, no valor total de R$ 1,8 milhão, que prevê várias melhorias na questão da segurança no trânsito.
O local registra intenso fluxo de pedestres, que buscam o comércio e os serviços da região, além do ponto de ônibus existente na praça. Com a nova lombofaixa, a travessia das pessoas pela via ficará mais segura.
"A lombofaixa traz segurança para os pedestres, ao mesmo tempo que garante acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, já que está no mesmo nível da calçada. Em todos os locais em que este tipo de estrutura foi implantada, os resultados foram bastante positivos", destacou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
A lombofaixa da rua Princesa Isabel de Bragança é a quarta implantada em Mogi das Cruzes. A estrutura já existe em frente às estações da CPTM Estudantes (rua Professor Álvaro Pavan) e Braz Cubas (avenida Anchieta). Também na avenida Anchieta, foi implantada uma lombofaixa na altura da avenida Conceição, como parte do Projeto Escola.
Também está em andamento a implantação de uma lombofaixa na praça Sacadura Cabral, próximo à estação Mogi das Cruzes da CPTM, na região central. Outra estrutura deverá ser implantada pela prefeitura no largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, que recentemente recebeu diversos serviços de recapeamento.