A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, esteve ontem no Instituto de Nefrologia, no Alto Ipiranga, para a entrega de certificados do curso Mãos na Massa, ministrado para familiares de pacientes da hemodiálise. O objetivo é oferecer uma ocupação para os acompanhantes no período do tratamento, possibilitando a geração de emprego e renda ou o incremento no cardápio da família.
Nesta primeira turma, realizada em parceria com a Casa do Renal Crônico, oito pessoas concluíram a capacitação. "Agradeço demais ao Instituto de Nefrologia e à Casa do Renal Crônico por terem aberto as portas para o Fundo Social. Foi a primeira edição, mas certamente vamos repetir em 2019", destacou Karin.
O Instituto de Nefrologia atende uma média de 300 pacientes na unidade de Mogi das Cruzes, que realizam sessões de hemodiálise três vezes por semana, por aproximadamente quatro horas cada sessão. A entidade é responsável pelo atendimento de doentes renais crônicos, oferecendo consultas com especialistas e sessões de hemodiálise.
"Nós é que agradecemos pela disponibilidade de tempo e flexibilidade de horários. Esperamos que esse curso possa ajudar na geração de renda para as famílias dos nossos pacientes", agradeceu a médica nefrologista Silvana Kesrouani, diretora do Instituto.
A oferta do curso no Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes é também uma alternativa de integração social e motivacional para os familiares e cuidadores, que passam muitas horas no local, vivenciando momentos de fragilidade.