A vitória da equipe Girls Robotics, da Escola Municipal Prof. Dr. Jair Rocha Batalha, em Braz Cubas, na categoria Sumô de Robôs, marcou o encerramento da 2ª Olimpíada Mogiana de Robótica e da 4ª Mostra Municipal de Robótica Educacional, promovidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. O evento, realizado na sexta-feira passada, no Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar, animou o público da feira noturna e faz parte da programação do Outubro da Educação.
O público acompanhou desde às 14 horas, as competições nas categorias Sumô de Robôs e Seguidor de Linha (simulação de resgate), que têm como referência a programação da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e também a mostra, em que foram apresentados protótipos robóticos desenvolvidos por alunos. A premiação dos três primeiros lugares de cada categoria e da mostra foi entregue a partir das 19 horas. O evento contou com 130 crianças inscritas de 13 escolas, sendo oito municipais e cinco de outras redes.
"Temos uma grande preocupação em preparar nossos alunos para o futuro e a Olimpíada de Robótica é uma grande ação neste sentido, incentivando nossos alunos desde cedo a pensar em desafios ligados à tecnologia. A participação dos pais nesta competição é fundamental para incentivar o desenvolvimento de nossas crianças", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB), que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.
A equipe formada pelas alunas Ana Luiza Santos Cardoso e Agata Silva Maciel, de 11 anos, e Bianca da Costa Almeida, de 10 anos, venceu a equipe Techoboys, da mesma escola, na categoria Sumô de Robôs. "Estamos muito felizes, foi ótimo. O primeiro e segundo lugares foram da nossa escola. A gente pode ser o futuro da tecnologia", disse Agata, que representou o grupo na disputa.
Para a mãe da aluna, Amanda Josiane Souza Silva, que pela primeira vez viu a filha competir, o evento estimula a aprendizagem dos alunos. "É maravilhoso. Eles acabam aprendendo Matemática, Física e Química. Aprendem a competir e ficam com vontade de aprender mais", disse. A categoria foi disputada por 20 equipes e o terceiro lugar ficou com a equipe Demolidores, da Escola Municipal Profª Apparecida Ferreira Cursino.
A olimpíada também contou com a categoria Seguidor de Linha, que foi disputada por oito equipes. Os dois primeiros lugares ficaram com as equipes Fujitarinhos e Fujitarinhos 2, respectivamente, da Escola Municipal Fujitaro Nagao, no Cocuera, uma das pioneiras no programa de Robótica Educacional da rede municipal de ensino. O terceiro lugar ficou com a equipe SuperGeeks Pro, da escola SuperGeeks.
A 4ª Mostra Municipal de Robótica Educacional contou com a apresentação de oito projetos. Os trabalhos foram avaliados pelo coordenador do Polo Digital de Mogi das Cruzes, Rodrigo Garzi, o vereador Antonio Lino (PSD) e o coordenador do Senai, professor Izidro Silva. O trabalho vencedor foi o projeto Sonar, da EM Antonio Pedro Ribeiro, da Moralogia. O segundo lugar ficou com os alunos da EM Profª Ana Maria Barbosa Garcia, no Botujuru, com o projeto Seguidor de Linha e o terceiro ficou com o Irrigador, do Colégio Estrutural.