O secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, recebeu na manhã de ontem a presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Raquel Chini, e a secretária-executiva do Fórum, Valéria Aguiar. A reunião foi o primeiro encontro preparatório para a edição do fórum que acontecerá em Mogi das Cruzes nos dias 8 e 9 de novembro.
Esta será a primeira vez que Mogi das Cruzes receberá uma edição do Fórum Paulista, que reúne representantes de municípios de todo o Estado de São Paulo para discussões sobre temas referentes ao transporte coletivo, trânsito, segurança viária, além de outras questões relativas à mobilidade urbana.
"As discussões do Fórum Paulista são uma importante troca de experiências na busca por melhorias para a mobilidade urbana, com a participação dos gestores, de técnicos e especialistas. Receber uma edição é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em Mogi das Cruzes e é importante para fomentar a discussão do tema em nossa cidade e região", destacou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
Criado em 1994, o Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana é formado por representantes de municípios de todas as regiões do Estado. Os temas de cada reunião são definidos de acordo com os assuntos relacionados ao tema mobilidade urbana que estão em destaque no país.
"Procuramos fazer as reuniões em todas as regiões do Estado para que possamos ter a participação de todos. Mas, para isso, é importante o interesse das cidades e dos prefeitos em receber as reuniões. Durante o Fórum, são discutidos assuntos gerais, mas também entram em temas específicos, uma vez que a cidade tem a oportunidade de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido", explicou a presidente do Fórum Paulista, Raquel Chini, que é secretária de Transportes de Praia Grande.
A edição de novembro do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana acontecerá no espaço de eventos Cantos da Mata, no distrito de Taiaçupeba. A expectativa dos organizadores é de que representantes de pelo menos 50 municípios participem das discussões.