Mais de 1,5 mil pais, alunos e educadores lotaram o auditório do Cemforpe nos períodos da manhã e tarde de ontem para participar da Premiação da Avaliação Municipal das Aprendizagens (Aprendi), realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. Foram premiados 551 alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que atingiram 100% de acertos na prova do primeiro semestre deste ano e 18 alunos medalhistas da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
"Esta menção honrosa reconhece o esforço dos alunos e é resultado de um trabalho que temos feito desde o ano passado com a implantação de um material didático único para todas as escolas. Esta nota 10 não é só das crianças, é da família, dos professores e gestores. A todos, o nosso muito obrigado. A educação de nossas crianças é uma prioridade para todos", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Os pais que participaram da premiação destacaram o orgulho pela conquista dos alunos. "Estou muito orgulhosa pela participação da minha filha. Esta premiação traz muitos benefícios. Dá para as crianças mais força de vontade de estudar e se empenhar na escola", disse Valdirene Fátima Fernandes Oliveira, mãe da oradora da turma da manhã, Nicolli Fernandes de Oliveira, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental da EM Prof. Dermeval Arouca, no Jardim Ivete. À tarde, Celini dos Santos, da EM Dr. Waldir Paiva de Oliveira, em Braz Cubas, falou em nome da turma.
As escolas foram as que tiveram o maior número de alunos premiados por turma. Pela manhã, 287 alunos de 59 escolas receberam a premiação. No período da tarde, foram premiados 264 alunos de 61 escolas, além dos medalhistas da OBA. Para Cintia de Souza Carvalho, mãe de Nicolas Felipe Trindade de Souza, aluno do Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Jundiapeba, a premiação é um estímulo para o futuro. "Foi ótimo. É a primeira vez que ele é premiado. A premiação mostra que o estudo traz recompensa não só pelo prêmio, mas pelo incentivo para o futuro das crianças".
Neste primeiro semestre 19.467 alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram avaliados pela Aprendi nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Pela primeira vez, a avaliação também atendeu 641 alunos do 6º ao 9 ano do Cempre Benedito Ferreira Lopes.