A presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Cezar de Souza, Fumie Eto, de 73 anos, homenageou na manhã de ontem membros representantes das polícias Civil e Militar e do Poder Público. O evento aconteceu no auditório da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes e contou com a presença do delegado seccional Jair Ortiz, do delegado do 3º Distrito Policial (DP) de Cezar de Souza, Alexandre Batalha, do capitão da Polícia Militar, Alex Amaral, e do vice-prefeito de Mogi, Juliano Abe (MDB). "Eu recebi um título de honra ao mérito na Câmara de Mogi este ano (em fevereiro) e agora quis homenagear todos que fizeram parte disso com um certificado de gratidão", contou Fumie.
Dentre os policiais militares, alguns receberam certificados por terem se destacado na função, como é o caso do cabo Bonifácio, da 1º Companhia do 17º Batalhão de Mogi. "É uma gratidão enorme ser reconhecido em meio a toda dificuldade que a área da segurança pública apresenta", contou. Outro oficial que recebeu uma certificação foi a cabo Vânia Alves, que atua na área administrativa. "Fico muito grata em receber esse certificado e em poder participar do evento", disse.
Para o delegado Batalha, que atua diretamente com a presidente Fumie, já que o conselho compreende à região do distrito de Cezar de Souza, é de extrema importância a participação da sociedade no auxílio na segurança pública, já que são os moradores que conhecem mais do que ninguém as ruas e os bairros. "A polícia trabalha com informação, e através da dona Fumie a população tem um canal direto com o delegado", ressaltou.
Biografia
Fumie nasceu em Taiaçupeba no dia 15 de julho de 1945 e participou da criação da Associação Amigos do bairro Botujuru, em 1984, e da Vila Lavínia, em 1990. Ainda, criou uma escola de futebol, em 1995, como ferramenta social para afastar as crinaçs das ruas. Ontem, ela relembrou que, se fosse possível, ainda estaria dando aulas de futebol para as crianças.