A Prefeitura de Mogi das Cruzes ampliou os serviços de tecnologia para melhoria da segurança e da inclusão digital na cidade com a instalação de 11 novas câmeras de monitoramento e mais três Praças Digitais que oferecem acesso gratuito à Internet. São dez câmeras no distrito do Taboão, em parceria com a Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab), e uma em Sabaúna, que garantem a vigilância 24 horas por dia nesses locais. Já as praças foram implantadas em Taiaçupeba, centro comercial do Rodeio e Sabaúna.
A cidade possui atualmente mais de 300 câmeras de monitoramento, entre equipamentos localizados em espaços públicos e em prédios municipais que integram um conjunto de ações dirigidas à prevenção da violência.
O sistema é monitorado pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), sendo que as imagens de 31 dessas câmeras estão disponíveis no site da prefeitura. O serviço pode ser acessado em http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/camera-ao-vivo.
As imagens serão atualizadas a cada cinco segundos e o internauta pode verificar, em tempo real, a movimentação das regiões atendidas e as condições do trânsito, entre outras informações.
Além desses mais de 300 equipamentos em operação, a prefeitura abriu licitação para 22 novas câmeras que serão instaladas em diversas regiões da cidade. Também está em fase de testes a integração de câmeras privadas à Ciemp.
A administração também faz a manutenção dos aparelhos e, quando necessário, sua reposição. Recentemente, houve a reposição de uma câmera instalada no encontro da avenida Cavalheiro Nami Jafet com a rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, numa parceria com a empresa Rinnai.
Wi-Fi
Com as três novas Praças Digitais, Mogi chega a 11 pontos com conexão sem fio e gratuita à Internet. Além de Taiaçupeba, centro comercial do Rodeio e Sabaúna, o serviço já estava disponível no Largo do Rosário e praças do Carmo e Oswaldo Cruz (todos na região central) e da Liberdade (Jundiapeba), terminais de ônibus Central e Estudantes e nos parques Centenário e Leon Feffer. O acesso à rede mundial é feito por meio de check-in na rede social Facebook.
A instalação de uma Praça Digital e de uma câmera de monitoramento na região central de Sabaúna atende a um compromisso assumido pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) em agosto, durante reunião com moradores do distrito pelo programa A Cidade É Aqui. Por esse projeto, a prefeitura da cidade vai a um bairro para prestar contas daquilo que foi feito, sobre o que está planejado e também para ouvir a população. A próxima reunião será no dia 30, para moradores da região da Vila Cintra, Vila Jundiaí e Jardim Modelo.