O edital aberto pela Prefeitura de Mogi para o recapeamento da rua Navajas, na região central, provocou questionamento dos vereadores na sessão de ontem. Para os parlamentares, o asfalto da via está em boas condições e a sinalização de solo é nova. Eles defendem que a verba seja direcionada para endereços mais críticos ou àqueles que ainda não contam com asfaltamento.
A prefeitura informou que a rua Navajas se tornou uma importante ligação e que necessita da intervenção.
O assunto foi levantado pelo vereador Iduigues Ferreira Martins (PT), que criticou a medida justificando que existem ruas em piores condições. "Tive curiosidade em olhar a rua Navajas. As faixas foram recentemente pintadas e o asfalto está em perfeita condição, sem buracos. Temos ruas esburacadas na cidade, algumas merecem ser recapeadas. Estou querendo uma resposta, pois alguns milhares de reais serão gastos para arrancar o asfalto que está bom para colocar um novo", destacou.
O edital citado por Martins, trata de uma licitação aberta pela administração municipal para recapeamento da rua Navajas no trecho entre as ruas Olegário Paiva e Doutor Deodato Wertheimer. "Sou meio avesso ao recapeamento de vias públicas, não que elas não mereçam, mas temos centenas de ruas sem asfalto, como no Parque São Martinho e os Bairros da Divisa. Acho que a prefeitura precisa selecionar melhor o serviço que vai fazer. Temos ruas onde a ambulância não chega, pessoas vivem há 15 ou 20 anos em vias sem pavimentação", disse o vereador Antonio Lino da Silva (PSD).
O vereador Diego Martins (MDB) apontou que ruas da Vila Joia precisam de atenção. "Tem locais asfaltados que são piores que os de terra, de tanto buraco. Acho que a praça 1º de Setembro recapearam sem necessidade. Tiraram a faixa de pedestres que tinha acabado de ser pintada e não colocaram outra", ressaltou.
Para o vereador José Antonio Cuco Pereira (PSDB), a rua Navajas é uma das que está em boas condições em Mogi. "Acho que poderiam pegar esse dinheiro e investir em outra rua que tenha mais urgência. Ela não tem buracos", avaliou.
O vereador Mauro Araújo (MDB) defendeu que a prefeitura realize um amplo programa de recuperação da malha viária. "Não se pode fazer apenas ações pontuais. Temos ruas no Jardim Camila e na Vila Rachel que não conseguimos andar", afirmou.
Outro lado
Por meio de nota, a prefeitura informou que para a escolha das ruas que receberão a nova pavimentação, a administração municipal leva em consideração alguns aspectos, como grandes obras de mobilidade. Já passaram pelo trabalho, por exemplo, avenida João XXIII, rua Prefeito Armindo Faustino de Mello e rua Ferdinando Morroni, além do Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Largo 1º de Setembro.
Ainda segundo a Prefeitura, "Com o fechamento da passagem de nível da rua Doutor Deodato Wertheimer, a rua Navajas tornou-se um corredor viário com maior movimento, permitindo a ligação entre a região do Mogilar e o centro".
A administração municipal justificou que "O pavimento da rua apresenta vários pontos com ondulação e depressões, o que exige um trabalho completo de recapeamento".