Ao pensar em tecnologia, muitas vezes não relacionamos o tema com o meio rural. Isso é algo que ficou no passado, e hoje o cenário é bem diferente. Só a agricultura em Mogi das Cruzes movimenta mais de R$ 450 milhões a cada ano, sendo considerada uma potência regional, também pelo fato de ser conhecida como Cinturão Verde, principal área produtiva do Estado de São Paulo. Aliado a isso, estão as novas tecnologias de plantio, de manejo e de recursos hídricos aos agricultores e produtores rurais.
Nos últimos anos, a busca pelo aprimoramento da produção agrícola é um dos principais objetivos na área. "Houve bastante avanço nos últimos dez anos porque vem se buscando aprimorar a tecnologia, a inovação genética de produtos mais resistentes às pragas e às doenças", apontou o secretário de Agricultura de Mogi, Renato Abdo. Outro aspecto importante é a questão da redução do consumo de água por meio da tecnologia na irrigação das plantações.
Apesar do avanço tecnológico, o cenário atual para os agricultores não é dos melhores. O momento é de sustentação, já que o mercado não está aquecido. "Estamos tentando sobreviver; o volume está abaixo do esperado", contou o presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Minoru Mori. Ele ainda ressaltou que com os valores que sobram é difícil fazer qualquer tipo de investimento na plantação, seja em maquinário ou em formas de plantio.
Dentre os principais desafios, está a questão dos recursos hídricos. Mori conta que com a crise hídrica em 2014, diversas plantações tiveram que regularizar a captação de água seguindo as exigências do governo do estado, como a instalação de hidrômetros para medir o consumo de água. 
Os altos investimentos nas produções, às vezes, podem ser perdidos em pouco tempo pelo fator da violência no campo, sendo a segurança um dos fatores mais preocupantes. Dentro do programa "Mogi é Agro", lançado no final do ano passado pela prefeitura, há reuniões itinerantes junto à população das áreas rurais para discutir a questão, além de abordar os demais temas centrais, como a recuperação de áreas degradáveis, a infraestrutura e novos caminhos que a agricultura de Mogi está percorrendo.
Mais programas
O "Mogi é Agro" é um programa econômico, social e tecnológico com o desenvolvimento de diversos projetos específicos. Um deles é a assistência aos agricultores para fortificar o alimento e fornecer uma merenda saudável aos alunos da rede municipal. Também há o programa "Propriedade Rural Legal", auxiliando os produtores na legalização da propriedade. "É extremamente importante falar da responsabilidade do produtor rural, de colocar à disposição do consumidor produtos com diversidade, qualidade e quantidade todos os dias na mesa", concluiu Abdo.