A instituição socioambiental Bio Bras, de Mogi das Cruzes, parceira da SOS Mata Atlântica, realiza um trabalho contínuo com recursos hídricos. De acordo com a presidente da entidade e bióloga, Nadja Soares de Moraes, o carro-chefe da instituição é o projeto de recuperação ambiental do rio Tietê, realizado por meio de ações de educação ambiental. "Nós sensibilizamos a população para o descarte correto do esgoto, como, por exemplo, o do óleo", comentou.
A presidente ainda informou ter uma parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) para a realização de um diagnóstico de qualidade do óleo, com participação dos alunos do curso de Química. "A partir desse estudo, foi possível entender como reutilizar o óleo e foi identificado que pode ser na produção de tinta, verniz e biodiesel", explicou. A bióloga revelou que, antes da Bio Bras, essa ação não era realizada na região. "Isso gerou a necessidade de voluntários em pontos da cidade para realizar a coleta", contou.
Outra prática de reciclagem empregada pela população é a produção de sabão a partir do óleo usado, comum nas regiões mais carentes. No entanto, Nadja explicou que a entidade  não realiza este tipo de procedimento. "Nós não fazemos essa reciclagem, pois nosso foco é a despoluição, e o sabão é o que mais polui o rio. Então, encontramos outras alternativas", finalizou a bióloga. (N.F.)