O grupo formado por prefeitos das 11 cidades da região, por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), mantém o Conselho do Fundo Social de Solidariedade. Uma das ações promovidas é o projeto "Sabores do Alto Tietê", uma feira gastronômica que entra em sua terceira edição. Desta vez o evento será realizado em dezembro, em Guararema, com objetivo de levantar fundos para manter as ações das pastas.
A presidente do Fundo Social de Suzano, Larissa Ashiuchi, que preside o conselho, avaliou que a união das pastas é importante para a troca de experiências. "É valioso ter este grupo falando sobre as questões sociais de cada cidade, já que os municípios têm desafios que podem ser semelhantes a situações enfrentadas em outras cidades. Assim, as soluções podem ser compartilhadas".
Para a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, o órgão tem como missão ajudar as famílias carentes, mas a principal meta é oferecer uma oportunidade de profissionalização. "Neste final de ano teremos muitas ações, como a implantação do estúdio de culinária, que funcionará dentro da Escola de Empreendedorismo e Inovação, com inauguração no dia 29 de setembro; além da formatura de mais alunos que concluíram os cursos profissionalizantes; o lançamento da campanha Natal de Sorrisos, que será no Circo dos Sonhos no dia 10 de outubro; as entregas de brinquedos pela campanha, que acontecem em dezembro e as demais visitas ao circo, que pretendemos fazer todas as semanas", disse.
A presidente do Fundo Social de Ferraz de Vasconcelos, Bruna Chacon, avaliou que a pasta é a mais próxima da população e ressaltou que o órgão tem trabalhado para a promoção do Natal Espetacular. "Foi um convênio que assinamos com o governo do Estado, que consiste na confecção de enfeites natalinos de forma sustentável, usando materiais recicláveis. Nós já iniciamos a confecção destes enfeites, envolvendo também os professores e alunos da rede municipal de ensino. No final do ano, vamos decorar algum espaço público da cidade", informou.
A presidente do Fundo Social de Guararema, Vanessa Leite, destacou a promoção do 1° Casamento Comunitário da cidade. "O Fundo Social é de grande importância para o município, pois possibilita atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, tendo como premissa o apoio e ajuda ao próximo e às instituições que, assim como nós, presta assistência e atendimento aos segmentos da sociedade. Para o final do ano está programado o "Natal das Crianças", que serão apadrinhadas com roupas, calçados e brinquedos". (L.N.)