Cinco terrenos estão em processo de desapropriação para a construção de novas creches. A expectativa é de que as construções das novas unidades sejam iniciadas ainda no próximo ano. Elas serão implantadas no Botujuru, Taiaçupeba, Jundiapeba, Fazenda Cuiabá e Jardim Aeroporto. Ontem, o prefeito Marcus Melo (PSDB) lançou as obras da nova creche do Jardim Universo que será construída atrás da escola Aparecida Ferreira Cursino.
A creche é a quarta a começar a ser construídas nos moldes do novo projeto que contempla soluções sustentáveis. Por causa das dimensões do terreno, a unidade será menor que as lançadas até agora. Ela terá capacidade para atender 137 alunos em uma estrutura com um berçário e cinco salas de atividades. O investimento será de R$ 1.608.277,38 e a construção levará 12 meses para ser concluída pela empresa Topus Terra.
A estrutura contará com placas fotovoltaicas, ventilação e iluminação natural, além de reuso de água. "O Jardim Universo é um bairro consolidado, então, é mais difícil de encontrar um espaço adequado. Hoje, estamos utilizando um terreno que é do município onde funciona uma escola municipal. Este bairro já está sendo atendido com outros equipamentos de educação, mas a demanda pelo serviço de creche e educação infantil continua muito alta na cidade. Temos o desafio de continuar a construir prédios para atender nossas crianças e jovens", destacou o prefeito.
Mais creches
Durante este mês, a Secretaria de Educação lançou as obras de uma creche no Mogi Moderno e duas em Jundiapeba, em um complexo educacional que contará com um Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre). A prefeitura também trabalha para viabilizar mais cinco creches nas ruas Doutor Roberto Nobuo Sato (Vila Cintra), João Clímaco de Miranda (Mogi Moderno), Oswaldo Jardim de Oliveira (Vila São Sebastião), Manoel Inácio Silva Alvarenga (Vila Natal) e avenida Shozo Sakai (Conjunto do Bosque).
A secretária de Educação Juliana Guedes, ressaltou que a construção das novas creches atenderá a demanda identificada pelo cadastro municipal unificado. "Durante todo o próximo ano teremos anúncios de obras, pois queremos completar as 15 creches que o prefeito se comprometeu a construir. Aos poucos serão feitas todas as desapropriações e, posteriormente, terá início o projeto e obras. Começamos o processo de desapropriação de mais cinco terrenos neste ano. Assim que o juiz conceder, já damos entrada na emissão de posse, projeto e licitação", detalhou.