Diversas campanhas mensais ocorrem durante o ano, uma delas é o "Setembro Vermelho", destinada à saúde do coração. Em razão disso, a Prefeitura de Itaquaquecetuba promoverá palestras e orientações com temas voltados para diabéticos, hipertensos, idosos e pacientes que utilizam a rede municipal de Saúde.
A primeira ação acontece neste domingo, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro, com orientações em grupo sobre prevenção de doenças cardiovasculares, às 9 horas. Na terça-feira, a UBS do Jardim Josely receberá uma palestra sobre o impacto da doença cardíaca para o indivíduo, família e sociedade, às 7 horas. No mesmo dia, na UBS do Jardim Miray, o público poderá acompanhar uma palestra sobre prevenção de doenças cardiovasculares, às 9 horas.
As Unidades de Saúde da Família (USFs) também receberão ações. A primeira será na terça-feira, às 7h30, no Parque Piratininga, onde será ministrada uma palestra sobre dislipidemia. A USF do Pequeno Coração oferecerá, às 9 horas, no mesmo dia, orientações sobre alimentação saudável e uma aula de zumba. Um dia depois os pacientes da UBS do Marengo receberão orientações em grupo sobre prevenção de doenças cardiovasculares, ao meio-dia. A UBS do Jardim do Carmo também terá a mesma ação, mas às 13 horas.
Pacientes diabéticos e hipertensos da USF do Jardim América poderão participar de uma palestra sobre doenças cardiovasculares em pacientes com diabetes e hipertensão, às 7 horas e, na USF Nícea Louzada, acontecerá às 10 horas a palestra "Ação CorAção", ambas serão na quinta-feira. Para finalizar o ciclo de palestras do "Setembro Vermelho", será a vez da UBS Monte Belo, promover um evento de orientações individuais, na sexta-feira, às 8 horas.
Em todo o Estado de ocorrem ações relacionadas ao "Setembro Vermelho". Um exemplo disso é uma parceria firmada entre o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), na segunda-feira passada, para o desenvolvimento do "Projeto Infarto" na região. De acordo com dados divulgados pelo Condemat, só em 2017 ocorreram 12.491 internações por doenças do aparelho circulatório no Alto Tietê, enquanto que em 2016, 1.830 pessoas morreram doenças isquêmicas do coração.
Setembro
Além do "Setembro Vermelho", o mês também é voltado para as campanhas "Setembro Amarelo", "Setembro Verde" e "Setembro Dourado". O Amarelo, por exemplo, é pela causa da prevenção do suicídio. Já o Verde, é do câncer de intestino, do câncer colorretal e da inclusão social de pessoas com deficiência. Enquanto que, o Dourado, é pela causa do câncer infanto-juvenil.