A Prefeitura de Suzano está aguardando a reprogramação do governo Federal para poder dar continuidade às obras de Saneamento Integrado e Urbanização do Badra-Jaguari, como foi informado esta semana pela administração municipal ao Grupo Mogi News. O recurso federal destinado à obra é de R$ 21.677.822,46. A reportagem esteve ontem no local para verificar a situação das obras.
O projeto Badra-Jaguari compreende a melhoria de mais de 30 ruas, com direito a mais de 11 quilômetros de guias e calçadas, 45 mil metros quadrados de asfalto e quatro quilômetros de tubulações de esgoto. A obra é antiga e estava parada por questões de "restrições orçamentárias", como foi informado pela gestão anterior a atual. Em 2017, a obra foi retomada, mas no momento está aguardando a reprogramação do governo para a continuidade.
Francisco Marengo
Além do projeto Badra-Jaguari, outra intervenção que está em andamento é a pavimentação da avenida Francisco Marengo, pedido antigo dos moradores. A reportagem também visitou a via para verificar a situação. Na Marengo, como também é conhecida essa avenida, a primeira fase da obra de pavimentação já foi concluída e, atualmente, é aguardada a liberação de verba do governo do Estado para o início da próxima etapa: a pavimentação da rotatória que existe na confluência da Marengo com a avenida João batista Fitipaldi, pouco antes de chegar na ponte do Rio Tietê.
A primeira fase das obras teve início em março. O valor disponível para o projeto é de R$ 1,5 milhão, liberados em outubro por meio do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi). A empresa Via Nova Pavimentação e Construções Ltda foi a vencedora da licitação. Só na primeira fase do plano de recapeamento, ruas, avenidas, estradas e corredores de ônibus receberam as obras, com a colocação de guias, bocas de lobo e sarjetas.