O prefeito em exercício Pedro Komura viaja hoje a Brasília para cobrar, no governo Federal, a liberação de recursos já garantidos no orçamento da União para importantes obras esperadas para Mogi das Cruzes nas áreas de mobilidade, saúde e combate a enchentes. As agendas serão nos ministérios do Desenvolvimento, Saúde e Cidades.
O primeiro compromisso será no Ministério do Desenvolvimento, onde o prefeito buscará a liberação de
R$ 1,4 milhão para melhorias em estradas do Taboão. Na sequência, Komura irá ao Ministério da Saúde para tratar da liberação de
R$ 1 milhão para investimentos no setor. No Ministério de Cidades, as pautas serão recursos para combate a enchentes em Jundiapeba. Também no Ministério das Cidades, além da verba já garantida, o prefeito em exercício buscará recursos na Secretaria Nacional de Habitação para a construção de 200 moradias no distrito de Cezar de Souza.
Komura assumiu interinamente a prefeitura na segunda-feira passada passada, devido à viagem do prefeito Marcus Melo (PSDB) à República Popular da China, a convite do governo chinês, para buscar investimentos para Mogi das Cruzes e estabelecer um intercâmbio cultural e econômico com aquele país.
Durante a viagem, Marcus Melo visitará as cidades de Weifang, Pequim e Shangai. O prefeito conhecerá empresas, órgãos governamentais e terá reuniões com representantes do país asiático. Ele estará de volta a Mogi no dia 10 de setembro.
A visita à China é um desdobramento de encontros que o prefeito realizou com integrantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China e da Associação Geral de Shangai em setembro do ano passado. Na ocasião, Melo realizou uma apresentação de Mogi das Cruzes para investidores chineses, mostrando o potencial da cidade para receber novos investimentos.
Ainda em 2017, grupos de empresários da China visitaram as áreas industriais de Mogi para identificar oportunidades de negócios. O plano de trazer novas empresas e incentivar a ampliação das que já estão instaladas na cidade é uma das bandeiras da gestão do prefeito Marcus Melo.