Itaquaquecetuba terá mais um Dia D de vacinação contra a poliomielite e sarampo hoje. A Secretaria de Saúde informou que a cidade terá dois pontos de vacinação: Itaquá Garden Shopping e supermercado Shibata.
De acordo com a pasta, estes dois locais são estratégicos por terem grande concentração de pessoas e consequentemente a possibilidade de abranger maior número de imunizações de crianças na faixa etária de 1 ano a 5 anos incompletos, o público-alvo da ação.
O horário de vacinação será das 10 às 17 horas, no shopping (estrada Governador Mário Covas com estrada do Mandi, 1.205, Campo Limpo), e das 9 às 17 horas, no Shibata (rua Piraju, 499, Vila Monte Belo).
O Ministério da Saúde recomendou a realização de mais este Dia D para alcançar a meta de imunizar 22.200 crianças. A secretaria reforça a importância de levar as crianças para serem vacinadas e é recomendado apresentar o cartão de vacinação dos pequenos.
Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, a campanha vacinou 14.398 crianças, de acordo com a última prévia divulgada na quarta-feira passada. No município, este será o terceiro dia de mobilização intensiva, uma vez que já foram feitos nos dias 4 e 18 de agosto.
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença.
O órgão federal também informou que a poliomielite, chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Arujá
A Secretaria de Saúde de Arujá realizará uma ação de triagem dos cartões de vacinação das crianças matriculadas em creches municipais. O objetivo é identificar as vacinas atrasadas e aumentar a cobertura da campanha contra pólio e sarampo, voltada para a faixa etária de 1 a 5 anos incompletos. A ação será entre segunda e quinta-feira da próxima semana e as aplicações terão autorização dos pais.
De acordo com balanço mais recente da Secretaria de Saúde, o município imunizou 4.297 (89,76%) de vacinas contra a poliomielite e 4.288 contra o sarampo (89,58%). A meta é alcançar 4.546 doses.