Com foco em reconhecer o trabalho dos educadores e debater sobre a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb - 2017), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) reuniu na manhã de ontem, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores, equipe de educadores dos Departamentos de Coordenadoria Pedagógica, Supervisão e Educação Especial, no auditório da Semecti. A maior nota para uma escola em Itaquá foi de 6,5.
Na abertura do evento, a secretária de Educação, Jane Moura Santos, agradeceu a presença de todos e parabenizou o grupo em função do avanço obtido pela equipe da Educação no que tange ao crescimento de metas estipuladas do Ideb para o município. "Parabéns, diretores, coordenadores, professores e profissionais de cada escola, todos vocês foram vencedores," disse Jane.
A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa também agradeceu a presença e parabenizou os profissionais presentes e fez uma breve explanação, fundamentada por meio de dados estatísticos, sobre a realidade do município em relação à taxa de retenção/aprovação de alunos, ano/classe, item de avaliação do Ideb, que somados ao resultado da Prova Brasil, realizadas pelos alunos dos 5ºs anos das escolas e calculados a média, definem o índice/nota de desempenho da escola.
Verônica explicou que a cidade avançou bastante e certamente atingirá a média para a próxima avaliação que ocorrerá no ano de 2019, diante das intervenções realizadas pela Semecti, visando melhor desempenho do município. "E para tanto é importante refletir sobre a superação da meta do Ideb do município, o quanto precisa caminhar e quais foram os pontos críticos da avaliação. Nesse sentido, juntos com a equipe de profissionais competentes que nós temos na secretaria de Educação, não tenho dúvidas de que avançaremos ainda mais," destacou Verônica agradecendo o apoio de todos.