As escolas estaduais da região que oferecem os ciclos I e II do ensino fundamental se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado na última segunda-feira. As notas são referentes ao ano de 2017 e, para se ter uma ideia, da 4ª série/5º ano, variam de 4,8 a 7,2, enquanto que as da 8ª série/9º ano vão de 4,8 a 6,1. De acordo com os dados apurados pela reportagem, parte das instituições chegou a atingir as metas estipuladas.
Dentre as dez cidades do Alto Tietê, as escolas que mais se destacaram no ciclo I (4ª série/5º ano) estão em Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba. A nota mais alta do ciclo foi em Suzano, pela Escola Estadual Professora Benedita de Campos Marcolongo, com 7,2, ultrapassando a meta estipulada de 6,4. A Escola Estadual Antônio Rodrigues de Almeida ficou em segundo lugar no ranking do município, com a nota 7, sendo que a meta era de 6,4.
Em Mogi, a Escola Estadual Paulo Tapajós alcançou a nota 7,1, ultrapassando a meta, que era chegar a 6. Em seguida, está a Escola Estadual Professor João Cardoso dos Santos, que tinha como meta a nota 5,9, mas chegou a 7. Já em Itaquaquecetuba, a Escola Estadual Filomena Henares Milano lidera o ranking, com a nota 6,5, ultrapassando a meta de 5,4.
Em relação ao ciclo II (8ª série/9º ano), a instituição que mais se destacou foi a Escola Estadual Vereador Antônio Valdemar Galo, em Suzano, com a nota 6,1, passando da meta estipulada, que era de 6. Em seguida, está a Escola Estadual Major Guilhermino Mendes de Andrade, em Santa Isabel, com a nota 6, entretanto, não alcançou a meta de 6,3. A Escola Estadual Professora Olga Chakur Farah, em Salesópolis, que também não alcançou a meta de 5,9, mas permanece em terceiro lugar no ranking com a nota 5,7.
Outras escolas que se sobressaíram foram a Escola Estadual Professora Dora Peretti de Oliveira, em Mogi, com 5,5, passando da meta projetada de 5,2, e a Escola Estadual Padre Simon Switzar, em Poá, que atingiu a nota 5,3, apesar de não atingir a meta de 5,7.
Ensino médio
As notas da 3ª série do ensino médio não foram tão altas quanto as dos ciclos fundamentais. Entretanto, entre as lideranças estão as Escolas Estaduais Técnicas (Etecs). No ranking, está a Etec de Suzano, com a nota 6,6, em seguida, a de Poá, com 6,5 e a de Santa Isabel, em terceiro, com a nota 6,4. O Ideb não divulgou as metas projetadas para o ano de 2017 em relação ao ensino médio.
Em Mogi, a Escola Estadual Professor Doutor Rubens Mercadante de Lima e a Escola Estadual Historiador Isaac Grimberg alcançaram a nota 4,5. Em Guararema, a Escola Estadual Emília Leite Martins ficou com a nota 4,1 e a Escola Estadual Professor José Carlos Prestes, em Biritiba Mirim, atingiu a nota 3,7.