Segundo informações da Fundação Casa, a Polícia Militar foi acionada e faz buscas na região para recapturar os adolescentes. A unidade tem capacidade para atender 56 internos e no momento da fuga estava com o número completo de jovens.
De acordo com a fundação, medidas já estão sendo adotadas em relação a fuga dos menores. “Os jovens que foram recapturados passarão por uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD), que vai avaliar as possíveis sanções. O Poder Judiciário e os familiares dos adolescentes serão informados da ocorrência”.
Sobre o contrato com a empresa de segurança, que teria terminado, a Fundação Casa informou que “A questão contratual com a empresa de segurança patrimonial já foi direcionada ao setor competente na Fundação Casa e na ausência dos vigilantes da empresa, os próprios servidores da Fundação Casa, em regime de horas extras, estão assumindo os postos de vigilância externa”.
A fundação esclareceu que todas as ações de proteção são adotadas na unidade de Ferraz e que a fuga não interferiu no atendimento dos demais internos. “Vale ressaltar que todos os procedimentos de segurança que garantem o cumprimento da medida socioeducativa são respeitados. A rotina do centro também não foi alterada e todas as atividades estão sendo desenvolvidas normalmente, sem prejuízo a execução da medida socioeducativa aplicada aos adolescentes”.
A última fuga da Fundação Casa de Ferraz noticiada pelo Grupo Mogi News, ocorreu em abril do ano passado, quando 17 internos escaparam da unidade. No Alto Tietê, além de Ferraz, Arujá, no bairro São Bento, e Itaquaquecetuba, no bairro Perobal, também contam com o serviço de atendimento aos menores.