O prefeito Marcus Melo (PSDB) lançou na manhã de ontem, em Cezar de Souza, o programa "Asfalto Melhor", que visa o recapeamento das vias públicas. Durante o evento, Melo anunciou que a camada asfáltica retirada no processo de fresagem das obras nas vias urbanas será reutilizada nas estradas rurais.
A indicação para que seja feita a reciclagem da antiga camada de asfalto nas zonas mais afastadas se dará por meio de um mapeamento dessas áreas de mata. Para tanto, motoristas escolares que trafegam pelos locais contribuirão nesta ação, acionando as secretarias municipais envolvidas por meio do aplicativo de celular "Mogi é Agro Novos Caminhos".
No aplicativo, os motoristas enviarão fotos de trechos das vias que apresentam riscos. Aberta essa notificação, uma ordem de serviço será emitida para que os reparos nas vias acusadas sejam feitos. Após a solução do problema no trecho apontado, o usuário será informado. A Secretaria de Serviços Urbanos afirmou que posteriormente o serviço será disponibilizado para a população e que a iniciativa conta com parceria das Secretarias de Agricultura e Educação, por meio do programa Mogi é Agro.
O secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo, informou que o sistema do aplicativo Novos Caminhos está pronto e o monitoramento está sendo feito de forma interna pelas secretarias. Ainda será organizada uma capacitação para orientar os motoristas do transporte escolar no uso do aplicativo - além dos outros usuários da Secretaria de Serviços Urbanos, Guarda Municipal e Conselho de Desenvolvimento Rural.
Vias urbanas
Os trabalhos do projeto "Asfalto Melhor" começarão efetivamente nas vias urbanas. Somente depois disso, o recapeamento nas estradas vicinais poderá ser efetivado. Nesta primeira etapa das obras, 13 vias urbanas serão recapeadas com o orçamento de quase R$ 1,4 milhão. 
De acordo com o prefeito, o crescimento do município mogiano exige da administração municipal uma atenção especial às condições dessas ruas mais movimentadas."Mogi cresceu muito e a manutenção do sistema viário é importante para o município", declarou Marcus Melo, acrescentando que os corredores dos ônibus terão uma atenção especial, uma vez que se trata de veículos pesados e que podem ocasionar deformidades no asfalto com mais facilidade.
O programa "Asfalto Melhor" teve o início de suas obras na manhã de ontem na avenida João XXIII no trecho entre a rotatória Nilo Marcatto e a rua Maria Lunardi Gaggioli. Outras 12 vias serão beneficiadas até o final do ano pelo pacote de pavimentação. Os trabalhos estão sendo realizados com mão de obra e maquinários próprios da prefeitura. A administração ainda informou, durante o lançamento do programa, que as secretarias estão buscando mais recursos para conseguir aumentar os equipamentos e estender o programa para os dois próximos anos.
*Texto supervisionado pelo editor.