Suzano pode voltar a ter a hegemonia no vôlei nacional. Depois de 25 anos, a Arena Suzano, localizada no Parque Municipal Max Feffer, foi inaugurada ontem e os suzanenses puderam, pela primeira vez, pisar no local, algo que parecia cada vez mais distante da realidade. O evento contou com a presença de autoridades, como o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), o presidente da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), Álvaro Sedlacek, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB) e demais parlamentares, incluindo o governador do Estado de São Paulo, Márcio França (PSB), que deixou o local sem ao menos conceder entrevista à Imprensa.
A obra começou a ser construída no ano de 1993, época em que o time de vôlei suzanense havia conquistado o bicampeonato brasileiro. Tal motivo, fez com que a prefeitura, à época, se planejasse para ter um local maior para receber os jogos. A concretização do fato, porém, só foi concluída no governo de Ashiuchi.
Para finalizar as obras do ginásio, que conta com a capacidade para receber 4 mil pessoas sentadas, o município teve aporte de mais de R$ 3,5 milhões, por meio do programa Desenvolve SP. Com isso, foi possível, por exemplo, a instalação de uma iluminação totalmente com lâmpadas de LED, além de construir a quadra com piso de madeira em assoalho, sendo uma superfície primária de concreto plano e nivelado. "Suzano tem história no vôleibol, é o maior campeão do Estado de São Paulo, tricampeão da Super Liga e tem um povo apaixonado pelo esporte. Para termos novamente uma equipe forte de alto rendimento, estamos nos colocando à disposição de algumas empresas para que possamos fazer uma união e ter um time de vôlei que possa voltar a dar alegria ao nosso povo", disse o prefeito Ashiuchi.
Orgulho de volta
A inauguração teve uma apresentação com instrumentos japoneses e um jogo de luzes de encantar os olhos do público. Na quadra, os jogadores de vôlei esperavam pelo início de uma partida comemorativa. "É uma alegria voltar a ver esse templo de esporte sagrado, forte, aberto, vibrante, com tantas pessoas que fizeram parte do esporte suzanense", disse o governador França.
Após mais de vinte anos, a entrega da Arena Suzano é vista como um momento histórico para a cidade. "Depois de 23 anos, mais do que uma arena bonita que estamos entregando, ela é um orgulho da autoestima, da reconstrução humana do suzanense e do Alto Tietê. É uma arena multiuso, adequada a receber eventos de qualquer magnitude", afirmou o prefeito da cidade, que ainda garantiu que a arena receberá shows e, já na próxima segunda-feira, terá um evento de ação social que atende mais de 30 mil pessoas.