“Foi um dia de grande emoção e orgulho dos jovens de nossa cidade. Mogi demonstrou mais uma vez sua grande vocação para a música e como ela tem transformado o futuro dos nossos jovens. Parabéns aos nossos jovens músicos e professores”, disse o prefeito Marcus Melo (PSDB), que acompanhou os concertos ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.
A primeira apresentação ficou por conta da Orquestra Sinfônica, no Auditório Claudio Santoro. A participação do trombonista convidado Ricardo Pacheco contagiou o público com o solo da obra "Concerto para Trombone", de Rimsky-Korsakov. Em seguida, os músicos mogianos emocionaram a plateia com a "Sinfonia nº 4", de Tchaikovsky.
A Banda Sinfônica Jovem subiu ao palco com a Praça do Capivari lotada. Em sua primeira apresentação no festival, os alunos deram um show à parte e o saxofonista Hudson Nogueira relembrou o melhor da MPB durante o solo de sua obra "Os Saxofonistas Brasileiro”.
A banda integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, realizado pela Secretaria de Educação, que proporciona o ensino de música para 11 mil alunos da cidade. O aluno Tales Nunes de Siqueira, de 16 anos, que está há 7 anos no projeto e toca saxofone tenor, se emocionou com a apresentação. “Abriu os horizontes para nós. Tocamos em uma cidade tão bonita e com uma plateia diferente e animada. Foi fantástico”, comemorou o jovem músico, que passou na Escola Estadual de Música Maestro Tom Jobim e sonha em ser músico profissional.
Os grupos, que são administrados pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, foram regidos pelo maestro Lelis Gerson, que se emocionou com as apresentações. “As apresentações foram a coroação do nosso projeto. Estou muito satisfeito com o resultado e o nível do concerto que realizamos em Campos do Jordão”, disse o maestro.