Moradores do Conjunto Residencial Lebani, em Itaquaquecetuba, estão reclamando da estrutura dos apartamentos entregues em dezembro do ano passado. De acordo com eles, as unidades do "Programa Minha Casa, Minha Vida", apresentam problemas como infiltrações, azulejos e pisos soltos. Algumas pessoas têm reparado os apartamentos por conta própria.
A cuidadora de idosos Ivonete de Andrade Freitas, de 44 anos, afirmou que os problemas têm se intensificado nos últimos meses. "Começamos levar os móveis e roupas para o apartamento no dia 19 de dezembro. Já no dia 21 ou 22 ocorreu uma chuva forte e água voltou pelo ralo da lavanderia. Ficou tudo alagado. Perdemos o guarda-roupas, as camas, roupas e documentos", disse.
Segundo Ivonete, reclamações já foram feitas para a construtora responsável pela obra e para a Prefeitura. "Quero o ressarcimento pelos prejuízos que tive. Recebi doações de alimentos e roupas da família, pois não tínhamos condições de comprar. Já fomos procurar a Prefeitura, eles falam que a responsabilidade é da Caixa, que diz que é da construtora, que tem obrigação de cuidar dos apartamentos por cinco anos. É um jogo de empurra", ressaltou.
A cabeleireira Mariana da Cruz, 25, informou que já gastou cerca de R$ 4 mil para fazer obras de reparos no apartamento. "Os problemas ocorrem desde que nos mudamos. A chave da porta abria todas as unidades, os interfones não funcionam, quando chove infiltra pela rede elétrica. É uma situação muito perigosa. Troquei todos os azulejos e pisos do apartamento, pois eles caem. Em algumas unidades o teto cedeu. Tenho criança em casa, é um absurdo", disse.
Na manhã de ontem, o jardineiro Adailton Alves, 39, contou que foi para a Prefeitura de Itaquá fazer uma nova reclamação. "As unidades estão com problemas no teto, que está caindo, na parte elétrica, a água entrou em vários apartamentos. Mudei apenas em janeiro, porque tive que fazer alguns reparos. Já troquei parte de alguns encanamentos, a pia que estava rachada e fiz obras no teto, pois estavam caindo pedaços", afirmou.
Questionada, a Prefeitura de Itaquá informou que "Já notificou a Caixa Econômica Federal, pois a Caixa é a responsável por fazer as solicitações a construtora com relação aos apartamentos que apresentaram problemas".
A construtora Enplan, responsável pela construção do empreendimento, se posicionou por meio de nota. "Informamos que os casos são de conhecimento da construtora e estão sendo tratados individualmente com o apoio da Secretaria de Habitação. Comunicamos ainda, que a construtora mantém uma equipe de mão de obra no local, e que a mesma está sendo ampliada para um atendimento mais ágil das demandas dos moradores do Condominio Residencial Lebani".