Compartilhe
As cidades de Ferraz de Vasconcelos e Suzano arrecadaram, juntas, apenas no ano passado, mais de R$ 17 milhões em multas de trânsito, segundo informações das Secretarias de Transporte e Mobilidade Urbana dos municípios.
A quantia é maior do que o arrecadado em 2016, que foi de R$ 16,5 milhões. O principal motivo das advertências é por conta dos motoristas que transitaram em alta velocidade, acima do permitido no local da infração. Suzano contabilizou, ao todo, 143,1 mil infrações em 2016. Já no ano passado, o número caiu para 110 mil ocorrências.
Em 2016, Ferraz arrecadou R$ 3,2 milhões e, em 2017, R$ 4,4 milhões. Já Suzano apurou R$ 13,3 milhões em 2016 e R$ 12,9 milhões até dezembro do ano passado.
Até o momento, Ferraz de Vasconcelos foi a única cidade a informar a quantia arrecadada em 2018, que chegou a R$ 1,3 milhão.
A administração municipal de Suzano afirmou que, por lei, o valor é recolhido e direcionado ao Fundo Municipal de Trânsito, que financia as ações da pasta, como a sinalização das vias, pintura de faixas e na reeducação de motoristas infratores.
Segundo informado em nota, de acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, José Alves Pinheiro Neto, "as autuações só ocorrem no caso de infração das leis de trânsito. É uma questão de segurança que cabe a todos nós. Os condutores devem respeitar as normas aprendidas nas autoescolas e conhecer o Código de Trânsito Brasileiro. Cabe ao Poder Público fiscalizar e fazer valerem tais leis. E com o trabalho de educação e conscientização, pretendemos baixar essas estatísticas para, principalmente, preservar a vida".
As Prefeituras de Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Santa Isabel não enviaram dados a respeito do assunto até o fechamento da edição.
* Texto supervisionado pelo editor.
Cidades
Ações contribuem para salvar vidas por meio da doação de sangue
Cidades
Inscrições para 1ª Copa de Embaixadinhas da Feira Noturna de Braz Cubas se encerra nesta quarta
Cidades
Operação ‘Cidade e Ordem’ autua e fecha três estabelecimentos por irregularidades
Esportes
Ancelotti mostra otimismo para jogo contra o Haiti: “Vamos fazer um jogo diferente, com muito mais qualidade"