A programação de lançamento da Safra do Caqui 2018, organizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Agricultura, teve início ontem no saguão do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A divulgação da safra da fruta, símbolo da cidade, terá ainda pontos de venda em cinco locais e a divulgação em diferentes pontos da cidade, com cartazes, banners e folhetos. "Temos feito o lançamento da safra a cada ano de forma diferente e com esta programação queremos atingir um maior número de pessoas, valorizando a cultura de um produto que é mogiano, o caqui", disse o vice-prefeito Juliano Abe. Mogi produz anualmente 40 mil toneladas de caqui e é responsável por 40% da produção nacional.
Durante o lançamento, foram expostos três variedades de caqui - rama forte, fuyu e giombo. Será aberto um chamamento público para produtores rurais e feirantes para cinco pontos de venda durante o período da safra. A proposta é de que eles também comercializem produtos derivados. Haverá também a divulgação da fruta por meio de cartazes que serão distribuídos.
Mogi conta com 473 produtores. O presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Minoru Mori, destacou a importância do evento. "O caqui é o carro-chefe da cidade e Mogi das Cruzes é referência em tecnologia de produção para outros estados", disse.