A Maternidade e o setor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Santa Casa de Mogi das Cruzes continuam lotados. O hospital adotou medidas de contingenciamento para atender a demanda. A superlotação acontece desde o início de janeiro e se tornou um problema permanente.
A área de enfermaria, onde as gestantes ficam internadas e a UTI Neonatal estão com excesso de pacientes. Para isso, a Santa Casa colocou em prática um plano de contingência para assegurar a qualidade no atendimento aos pacientes.
De acordo com o Santa Casa, das 51 gestantes que estão internadas, 22 são da cidade de Mogi, o restante são de outros municípios. Desse total, 12 altas foram previstas para ontem. O local tem capacidade para atender 38 gestantes. Já o setor de UTI Neonatal está operando no seu limite. A capacidade é para atender 25 bebês, e está com todas as vagas preenchidas.
Entre as medidas para atender a demanda está a restrição temporária no atendimento das gestantes: no caso, somente os casos mais urgentes e emergências obstétricas serão atendidas.
Outra medida também adotada é a transferência das gestantes de risco e de bebês para outras áreas. Uma notificação é feita para as autoridades responsáveis, como as secretarias estadual e municipal de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).
Desde janeiro, o Hospital aguarda uma manifestação do governo estadual para que seja feita uma obra de ampliação. A reforma solicitada pede a criação de 17 leitos para gestantes e dez na dez na UTI Neonatal.
Em uma entrevista ao Grupo Mogi News, em janeiro, o secretário municipal de Saúde Marcello Cusatis informou que medidas serão tomadas para solucionar a superlotação. "A Santa Casa não está fechada. A UTI continua superlotada, o número de gestante está sob controle. O que temos feito é transferir as grávidas com bebês que podem evoluir para a UTI, mas buscamos um local para que a mãe tenha a criança lá", esclareceu.
O secretário disse que procurou o Ministério Público para informar as propostas de solução. Agora, a secretaria aguarda um retorno do Ministério Público.
*Texto sob supervisão do editor.