Compartilhe
O secretário de Estado e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, esteve na tarde de ontem, em Mogi das Cruzes, para anunciar o programa "Criança Feliz". De acordo com Pesaro, 700 famílias mogianas serão atendidas pelo serviço, que oferece o acompanhamento e o desenvolvimento infantil de forma integral, com orientações aos pais.
Criado pelo governo federal, o programa irá atender crianças de 0 a 6 anos e gestantes que estão no programa do Bolsa Família. Para isso foram investidos R$ 546 mil, neste primeiro ano. O valor do repasse para cada pessoa será de R$ 65.
Durante coletiva de imprensa, o secretário comentou as vantagens do projeto. "O programa é importante, porque ele está voltado para a primeira fase do desenvolvimento humano. Esta ação se dedica a identificar problemas que as famílias têm, seja de convivência, seja de violência, seja relativo à pobreza, à moradia", disse.
"O programa identifica isso por meio de 23 visitadores, que irão monitorar a casa. Isto é uma estratégia, pois eles conseguem enxergar melhor a casa, o bairro, a comunidade onde essas crianças e as famílias estão inseridas e organiza essa demanda. Para que depois o poder público possa ajudar das mais diversas formas, seja com creche, policia, asfalto, saneamento e outras demandas que surgirão", ressaltou Pesaro.
O prefeito Marcus Melo (PSBD) também esteve na coletiva e falou com a reportagem sobre a ação. "Nosso objetivo é promover o desenvolvimento das crianças da nossa cidade, nós temos alguns locais que demandam o acompanhamento. Como é um trabalho que começou agora, então daremos início dentro do distrito de Jundiapeba e depois, com aprendizado, podemos levar ele para outros bairros", contou.
Outras cidades do Alto Tietê também serão contempladas, entretanto a data ainda não foi confirmada, como informou Pesaro. "Nós temos Arujá, Guararema, Poá e Salesópolis. Serão 1.650 famílias atendidas. É importante que a cidade tenha uma rede estruturada de serviço social, para que possa dar suporte e retaguarda às demandas que surgirão com o programa", finalizou.
*Texto supervisionado pelo editor.
Cidades
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis entregam 1ª “ambulância conectada” do Samu
Cidades
Evento realizado pelo Nubea no Mogi Shopping resulta em 11 pets adotados
Cidades
Suzano oferece vagas de EJA em três escolas da rede municipal
Polícia
GCM de Itaquá desarticula casa-bomba e apreende 2,8 mil porções de drogas
Cidades
Copa Junina Poá reúne 15 mil pessoas na classificação da Seleção Brasileira