O Conselho de Prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) se reuniu na manhã de anteontem, em Mogi das Cruzes. Entre os assuntos estão ações nas áreas de esporte e turismo, que visam integrar e dar visibilidade para a região.
Na área de turismo, os prefeitos e representantes dos Executivos do Alto Tietê ratificaram a meta de ter toda a região inserida no rol oficial de cidades turísticas do Estado de São Paulo e, desta forma, aptas para receber recursos para potencializar o setor. Atualmente, das 11 cidades, duas são Estâncias Turísticas - Poá e Salesópolis - e três têm o título de Município de Interesse Turístico (MIT) - Guararema, Mogi das Cruzes e Santa Isabel. A meta é que as outras seis também sejam reconhecidas como MIT.
"O turismo no Alto Tietê precisa ter o potencial explorado. Por isso, o Condemat criou a Câmara Técnica de Turismo e uma das metas será trabalhar para que tenhamos o maior número possível de MITs. Isso possibilitará um importante repasse de recursos para as cidades, além de impulsionar a geração de empregos", ressalta o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), presidente do Condemat.
Os prefeitos também aprovaram uma parceria para a realização do Festival de Basquete do Alto Tietê, iniciativa que visa fomentar o esporte na região.