Nos últimos dois anos o repasse da Prefeitura de Guararema à Santa Casa de Misericórdia subiu 38%. Para o exercício de 2017 a subvenção chegou a R$ 11.596.000. Mesmo com a realização do programa Cidade Natal, que na edição do ano passado contou com apoio da iniciativa privada, os gastos com a saúde foram priorizados e a entidade recebeu um recurso extra para pagamento das despesas de final de ano no valor de R$1.216.000.
Em 2016 foram enviados R$ 10.980.000 para custeio da entidade ao longo do ano, contando com o repasse extra do final do ano no valor de R$ 1.850.000, que foi possível com o cancelamento da edição do programa Cidade Natal para o ano. Já em 2015 o valor total foi de R$ 8.375.350,10.
O montante repassado em 2017 possibilitou mais de 67 mil atendimentos no Pronto Socorro, 254 partos, 937 internações, entre outros procedimentos médicos de janeiro até novembro. 
Segundo o prefeito Adriano Leite (PR), o aumento no valor da subvenção foi possível graças às medidas adotadas para contenção de despesas em detrimento da priorização da área da Saúde. O prefeito ainda pontuou que mesmo com a realização do evento Guararema Cidade Natal, a entidade teve um aumento no valor total do repasse com relação ao ano passado, quando a edição do programa foi cancelada para que a verba fosse repassada para a Santa Casa.
"Em 2017 nós tivemos condições de realizar a edição do Cidade Natal com o apoio da iniciativa privada e assim mantivemos nosso compromisso de priorizar a Saúde e o bom funcionamento e qualidade dos serviços da Santa Casa no atendimento à população", finalizou o republicano.