A passarela que está sendo construída no quilômetro 203,5 da rodovia Presidente Dutra (BR-116) está com 30% das obras concluídas, informou na tarde de ontem a CCR Nova Dutra, concessionária que administra a via. Além dessa construção, outra passarela está sendo erguida no quilômetro 201,7 da mesma via. O valor para as duas obras está orçado em R$ 5,5 milhões.
De acordo coma CCR, a passarela do quilômetro 203,5 é a que está mais adiantada, com 30% de execução. "No local, foram concluídas as estacas do sentido São Paulo e a fabricação de todas as rampas e a viga de travessia. A próxima etapa consiste em conclusão das estacas de fundação, fabricação dos pilares e blocos e montagem da estrutura. A previsão de término da obra é no mês de maio".
A obra começou em 13 de novembro e dará acesso ao Centro Industrial. A área abriga 95 empresas e a estimativa é que a estrutura atenda diretamente cerca de 5 mil pessoas.
A estrutura do quilômetro 201,7 ligará o bairro Jordanópolis ao Posto Come Bem. A estimativa, é que aproximadamente 800 pessoas passam pelo trecho diariamente. "A obra foi iniciada no mês de dezembro de 2017, com a execução das peças pré-moldadas em fábrica, que vão compor a passarela. A previsão de término da obra é no mês de junho, com investimentos de R$ 2,9 milhões".
De acordo com o deputado André do Prado (PR), a construção das passarelas garantirá a segurança dos usuários. "As pessoas que precisavam acessar serviços públicos como escolas, postos de saúde ou esperar coletivos não tinham opções seguras de travessia. As passagens elevadas vêm para pôr fim a estes riscos. Estima-se que as duas obras, quando concluídas, atendam a mais de cinco mil pessoas", destacou.
Prado lembrou que além das estruturas que estão sendo construídas em Arujá, a cidade de Guararema também receberá investimentos. "As obras, que são realizadas pela CCR Nova Dutra, seguem em ritmo acelerado. Vale destacar que Guararema também vai ter uma passarela, no km 181,4, outra reivindicação nossa para atender a um pedido apresentado pelos moradores da cidade", acrescentou.