Em breve teremos eleições, dúvidas pairam sobre a cabeça de muitos. Crente pode participar da política? O que reza a Bíblia; existe algum mandamento sobre isso? Tem-se visto muitos crentes na política, envergonhando o nome de Deus. São questões bastante pertinentes e que pedem reflexão. Apesar da Bíblia não falar diretamente sobre a participação de crentes na política, temos sim várias descrições e conselhos que permitem-nos tirar algumas conclusões importantes a respeito. O presbítero André Sanchez relacionou abaixo algumas dessas passagens.
1) Temos narrado na Bíblia o próprio Deus colocando em muitos momentos servos dEle em cargos políticos para a realização de trabalhos especiais. Isso nos mostra em uma primeira análise que participar da política não representa um pecado e pode ser uma missão de Deus para algumas pessoas.
2) Isso mostra também que o crente pode participar da política. Não existem impedimentos bíblicos quanto a isso. No entanto, o crente deve saber que uma das características da política é o "jogo sujo". Um crente que participa da política partidária, pensando em assumir cargos públicos, deve ter em mente que precisa honrar a Deus, além de saber lidar, de forma santa, com as sujeiras existentes.
3) Isso leva a entender que a participação do crente na política de forma saudável é algo bom para a sociedade, pois é sabido que a política influencia muito em muitas questões de um país. No entanto, não deve ser, por exemplo, como alguns reis de Israel que confiaram na política e em acordos políticos acima de Deus; como se a política por si só fosse resolver todas as questões. "Esse equilíbrio é muito necessário para que haja saúde na participação política", destaca Sanchez.
4) Além dos cargos políticos, muitos questionam sobre uma participação mais ativa do crente nas questões políticas de sua cidade, Estado ou país. Nesse ponto também não há impedimentos bíblicos a esse tipo de participação, desde que as causas sejam justas e corretas diante de Deus. Militâncias políticas injustas e que ferem a vontade do Senhor certamente o desagradarão e não trarão bênçãos duradouras àquela causa. O livro de provérbios trabalha muito bem este tema quando ensina: "Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança", Provérbios 11:14. Um exemplo recente foi quando milhares de servos de Deus foram as ruas, da Bolívia, para orar e protestar contra uma lei que o presidente Evo Morales sancionou e que causaria perseguição. Essa ação o fez rever sua decisão e voltar a atrás.
5) É preciso entender que se Deus te chamar a trabalhar em pequenos ou grandes cargos políticos, coloque isso diante do Senhor e se dedique ao trabalho. Faça como José do Egito, Moisés, Davi, Daniel, que não foram perfeitos, mas mostraram fidelidade ao Senhor e à missão.