O presidente da Câmara, Pedro Komura (PSDB), assumiu o cargo na semana passada e já iniciou as mudanças nas contas, ao anunciar cortes em contratos do Legislativo. Uma das mudanças será feita nos contratos de limpeza e portaria, que devem representar uma economia de
R$ 235 mil por ano. De acordo com o tucano, outras situações serão analisadas para promover a economia na Câmara. Outro assunto que será discutido por Komura é a redução do número de vereadores de 23 para 19 cadeiras.
Quando foi eleito para presidir a Câmara neste ano, Komura já havia informado que a meta de sua gestão seria a austeridade, por meio da revisão dos contratos e ações de economia. Uma das primeiras atitudes adotadas pelo tucano foi o corte no contrato da limpeza.
De acordo com o presidente, não será necessário realizar uma nova licitação, apenas uma readequação no atual contrato. "Hoje, tem muitas pessoas trabalhando na limpeza, são 20 funcionários e não precisamos de tudo isso. Vamos reduzir em 25%. Temos o contrato da portaria que também não é mais necessário, pois realizamos o concurso e as vagas foram preenchidas. Com esses dois, conseguiremos economizar R$ 235 mil por ano", ressaltou.
Segundo o tucano, o próximo contrato que deve passar por revisão é o de combustível. Ainda de acordo com o presidente, o prédio da Câmara permanecerá fechado aos fins de semana com medida de segurança e economia. "Manter a portaria aberta aos fins de semana não tem necessidade, pois os vereadores não trabalham nesses dias", acrescentou.
A partir dos próximos dias, Komura informou que serão discutidas as composições das Comissões Permanentes, revistas a cada gestão. As mais disputadas são a de Justiça e Redação, e Finanças e Orçamento.
Sobre a proposta de alterar o número de vereadores dos atuais 23 para 19, o presidente afirmou que vai conversar com cada um dos vereadores sobre o assunto. A mudança passaria a valer apenas para a próxima legislatura. Para ser colocado em prática, é necessário apresentar uma projeto de emenda à lei orgânica.