A Secretaria de Educação do Estado ampliou o repasse por aluno com deficiência para as quatro instituições conveniadas da região do Alto Tietê, conforme anunciado pelo governador Geraldo Alckmin nesta semana, e destinará cerca de R$ 2,8 milhões em 2018, 10,4% a mais que em 2017, quando foram investidos R$ 2,5 milhões.
Para todo Estado, o valor investido é de aproximadamente R$ 107 milhões nas mais de 284 instituições conveniadas. Em 2017, o valor pago por aluno era de R$ 3.500,00. Com o atual recurso, esse investimento sobe para R$ 4.304,32 para os estudantes com deficiência intelectual e, para os alunos diagnosticados com autismo, o repasse será de R$ 13.515.
Esse aumento ficará acima do estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), que prevê o valor de R$ 4.273,85 por aluno/ano.
Atualmente, a rede conta com 21.062 alunos conveniados que recebem verba da Secretaria da Educação como beneficiários da Educação Especial. Destes, 19.265 são portadores de Deficiência Intelectual e 1.797 são autistas.
As unidades da Apae conveniadas oferecem atendimento pedagógico e educacional para alunos com deficiência intelectual, múltipla e transtornos globais de desenvolvimento associados à deficiência intelectual e que necessitam de apoio permanente, assim como estudantes com o Transtorno do Espectro Autista.