A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h "Dra. Corasi Alves de Andrade", que fica no bairro Oropó, comemorou ontem seu primeiro aniversário. "Os números de atendimento, com 130 mil procedimentos realizados de janeiro a novembro deste ano, comprovam que a nossa saúde é referência", afirmou o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), que estava presente no evento.
Inaugurada em dezembro de 2016 e, desde então administrada pela Pró-Saúde, a UPA 24h Oropó adotou o protocolo de atendimento por meio de classificação de risco. Isso significa que as consultas ocorrem de acordo com a gravidade do paciente e não pela ordem de chegada.
Além do balanço de atendimentos, outro destaque positivo neste primeiro ano foi a economia gerada a partir do modelo de gestão. "Enquanto vemos outras cidades passarem por problemas na saúde, nossa UPA do Oropó presta um atendimento de qualidade e com menor custo para o município", destacou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.
A taxa de resolutividade é outro diferencial da UPA 24h Oropó. Na média, menos de 1% de todos os pacientes atendidos precisaram ser transferidos para outras unidades de maior complexidade.