As obras do Hospital Regional Federal de Suzano, prometida na gestão do então prefeito Marcelo Candido, começaram oficialmente ontem, de acordo com informação do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), durante coletiva à Imprensa na tarde desta segunda-feira. Entretanto ainda não é possível ver as máquinas trabalhando no terreno entre a rua Sete de Setembro e a avenida Senador Roberto Simonsen, no bairro Jardim Imperador, que ainda está passando por limpeza.
Já nas próximas semanas, segundo Ashiuchi, será possível observar, de fato, os primeiros passos para levantar o prédio. A empresa Simétrica Engenharia fará a construção da chamada primeira fase, executando as fundações e terraplanagem após a limpeza do terreno. A verba será pouco acima de R$ 23,7 milhões do governo federal, e mais R$ 4 milhões do próprio município.
"Colocamos a placa no local, está sendo feito o projeto de fundação e em breve daremos início a essa etapa", destacou o prefeito. A estimativa é que as obras durem 18 meses, e conforme as etapas vão evoluindo, será pago a construtora que venceu a licitação, o valor de R$ 1,5 milhão por mês. Durante o ápice da construção, o canteiro de obras abrigará cerca de 120 operários.
Como não poderia ser diferente, o anúncio oficial da construção foi comemorado por Ashiuchi, pelo vice-prefeito Valmir Pinto, pelo secretário de Saúde, Luís Claudio Rocha Guillaumon, e também eplo deputado estadual André do Prado (PR), que esteve no gabinete do prefeito. "O hospital é um sonho não só para a cidade, mas para toda a região. As outras cidades têm seus hospitais, e pelo tamanho de Suzano temos certeza que a cidade carece de um grande hospital, para atender não só a cidade, mas também as demandas do Alto Tietê", afirmou Prado.
O chefe do Executivo suzanense também destacou que a obra é esperada por toda a região. "É uma obra muito importante para a cidade, que há muito tempo se espera, mas que a Saúde do Alto Tietê precisa. Até porque temos um déficit em todos os sentidos, de leitos ao pronto-socorro".
O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis José Vieira, adiantou detalhes do que deve ser oferecido na unidade. "Essa primeira fase já estabelece já de imediato um pronto-socorro infantil e um adulto, mais alguns leitos e especialidades", finalizou.