A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), promove neste final de semana e durante o mês de janeiro mais uma edição da "Campanha Não dê Esmolas! Diga não ao Trabalho Infantil!".
Trata-se de uma ação educativa e de mobilização social realizada nos principais cruzamentos, ruas, feiras-livres e parques da cidade, com objetivo de conscientizar a população a não dar dinheiro, não comprar produtos vendidos por crianças e adolescentes nos semáforos e denunciar os serviços que exploram o trabalho infantil.
Ontem, o Grupo de Trabalho do PETI realizou o Pedágio Educativo nos locais de maior incidência de mendicância, registrados pela equipe de Abordagem Social, e também a divulgação da campanha no comércio local, com entrega de cartazes e panfletos.
Hoje e amanhã serão realizadas ações educativas de mobilização social, com a participação das equipes da Secretaria de Assistência Social e do Grupo de Trabalho do PETI.
As campanhas do PETI acontecem durante todo o ano, mas são reforçadas nos períodos das festas de final de ano e das férias escolares, quando há maior incidência de crianças e adolescentes em situação de mendicância e trabalho infantil nas ruas.
Além de aderir à "Campanha Não dê Esmolas", a população pode denunciar a exploração do trabalho infantil e informar os casos de mendicância para a Abordagem Social, serviço da Secretaria de Assistência Social.
Os casos identificados pela equipe de abordagem são notificados ao Conselho Tutelar.
O serviço especializado em Abordagem Social pode ser acionado pelo telefone 97096-0923.