Tragédia anunciada. Assim pode ser definida a situação de pelo menos três parques e praças visitadas pelo Dat na manhã de ontem. A equipe de reportagem circulou por quatro bairros da cidade e, em apenas duas horas, conseguiu encontrar áreas públicas cheias de mato e lixo, brinquedos quebrados, quadras sem alambrados ou com o isolamento de tela todo esburacado e retorcido. O risco é visível, assim como o abandono do Poder Público.
Em Calmon Viana, é possível encontrar brinquedos bem semelhantes aos localizados no Centro Integrado Esportivo Antonio Sanches, no Jardim Romero, onde Letícia Rayanny Marcelino, de 9 anos ,morreu na tarde de sexta-feira, depois que um pedaço de madeira de um balanço caiu sobre ela. O playground, também de madeira, instalado em uma área próxima ao viaduto do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, está danificado.
Uma das balanças está quebrada, assim como a cobertura de um dos brinquedos. O mato alto também denuncia a falta de manutenção do espaço, que fica ao lado de uma quadra abandonada utilizada pela ONG Social Skate. "Já conseguimos patrocinadores interessados em reformar esse espaço, mas a Prefeitura não autoriza e não cuida. O risco de outra criança morrer em outros parques da cidade é grande", ressaltou Leila Vieira dos Santos, da ONG.
Centro
Na região central, ao lado do Centro de Saúde II, o Dat encontrou a situação mais preocupante. A área da lazer da avenida Padre Anchieta, construída ainda na gestão do ex-prefeito Francisco Pereira de Souza (SDD), o Testinha, está completamente deteriorada, coberta de mato, muito lixo, além de ter sido invadida por moradores de rua nas antigas guaritas.
O parque, também de madeira e sem qualquer condição de uso, só não apresenta risco para as crianças porque é impossível chegar até os brinquedos. A vegetação alta impede qualquer acesso. Apenas uma dupla de adolescentes se arriscava a jogar basquete na quadra abandonada do local, na manhã de ontem. "Usamos aqui por falta de opção, mas falta tudo, desde limpeza até uma torneira para a gente beber água", destacou Ronie Raulino, de 16 anos.
Tereza Palma
Na praça do bairro Tereza Palma, as equipes da Prefeitura chegaram antes da reportagem e retiraram os balanços sem condições de uso pela manhã. Segundo um grupo de meninas que brincava no local, os brinquedos "estavam velhos". O grupo da administração municipal só esqueceu de retirar também o alambrado do entorno da quadra na rua Urais, que pode até cair na cabeça das crianças a qualquer momento. "Aqui não tem nada. Os bancos das balanças foram os vizinhos que arrumaram quando quebrou. O alambrado são os meninos que vão remendando", relatou o pintor de automóveis Carlos Fernandes Barbosa.
Vila Varela
A última praça visitada pela reportagem foi a da Vila Varela, embaixo do viaduto que liga Poá e Itaquaquecetuba. No local, as condições do parque eram boas, ao contrário dos demais. O problema lá estava na quadra, também com o alambrado danificado e sem uma das tabelas para jogar basquete. Apesar dos problemas, dezenas de meninos jogam futebol no espaço ontem.