Por volta da meia-noite de ontem, policiais militares da Força Tática do 32º Batalhão detiveram dois homens que ocupavam um veículo com queixa de furto. Tudo começou quando o projeto Radar detectou a presença de um Hyundai Veloster furtado, que trafegava próximo ao km 85 da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), em Suzano. Os policiais iniciaram o patrulhamento e se depararam com o Veloster na mesma rodovia, sentido Suzano.
Ao emitirem o sinal de parada, não foram obedecidos, dando início a um acompanhamento que se estendeu por toda a rodovia, A perseguição continuou pela avenida Governador Mario Covas, também conhecida como Marginal do Una, até colidirem em um muro na rua Amélia Guerra, no centro de Suzano. Após a colisão, o motorista ainda tentou fugir, porém, foi alcançado, abordado e detido. O passageiro de pronto se rendeu e deitou no chão.
Questionados sobre os fatos, os abordados alegaram que na manhã da quinta-feira, o proprietário do veículo os contratou para levarem o automóvel até o Paraguai, com intuito de vendê-lo por R$ 5 mil e que, 12 horas depois, daria queixa do furto para receber o dinheiro do seguro.
Ocorre que eles não cumpriram o cronograma acordado e, ao invés disso, decidiram "frequentar algumas baladas" na região. O proprietário, por sua vez, cumpriu o combinado e na hora acordada prestou a queixa-crime, o que resultou na detecção do veículo pelo projeto radar.
Devido à colisão, os infratores foram socorridos ao Pronto-Socorro Municipal, onde foram atendidos, medicados e liberados. Ao consultarem os antecedentes criminais dos acusados, os PMs constataram que ambos eram beneficiários do indulto de Natal desde o dia 20 de dezembro, com retorno previsto para o dia 3 de janeiro.
O condutor, de 37 anos, havia sido preso em 2015 por tráfico de drogas na cidade de Registro, no interior de São Paulo, e tinha pena prevista até 2021. Na época da prisão, ele foi surpreendido transportando 62 kg de cocaína. Já o passageiro, 40, com antecedentes criminais por homicídio, cumpriu pena de 18 anos de reclusão e cumpria por roubo desde 2013, com pena prevista até 2025.
Os policiais fizeram contato com o proprietário, que os informou não ter interesse em comparecer à delegacia para recuperar o bem. Os infratores foram autuados em flagrante, na Delegacia Central de Suzano, por receptação e permaneceram à disposição da justiça.
A versão dada pelos acusados não foi confirmada pelo proprietário do veículo e a Polícia Civil irá investigar o caso.