Os comerciantes do ramo de vestuário da região do Alto Tietê estimam que as vendas aumentem até 15% devido ao Ano Novo. Já os resultados das vendas do Natal dividiram opiniões. Muitos afirmaram que houve um crescimento significativo, enquanto outros não notaram grande aumento. No entanto, apesar da crise atual do país, eles estão esperançosos. As lojas de roupas e calçados foram as que mais tiveram aumento em suas vendas, segundo os comerciantes ouvidos pela reportagem. 
Para a gerente e supervisora de vendas de uma loja de roupas, Carina Godoy, 37 anos, a expectativa é positiva. "Eu percebo que o que mais as mulheres estão comprando são vestidos. As cores branco, amarelo e vermelho são as que mais saem", informou.
O aumento das vendas de roupas dividiu opiniões. Para a gerente de uma loja de roupas, Ellen Pereira, 38, o resultado no Natal não foi o esperado. "As vendas caíram muito, mas a expectativa é grande. Este ano foi muito difícil por conta da crise atual", contou. Muitos comerciantes afirmam que os consumidores este ano preferiram comprar itens pessoais ao invés de presentes.
Segundo os lojistas, as pessoas que têm superstições com as cores das roupas usadas para as festividades de fim de ano já estão à procura desses itens, conforme explica a monitora de uma loja de lingerie, Sayuri Alves Tamashiro, 23. "Este ano as cores que mais saíram foram branco, amarelo e vermelho. As vendas de biquínis na minha loja aumentaram. É durante o verão que as pessoas procuram mais roupas intimas", afirmou.
Trocas 
Os consumidores da região do Alto Tietê começaram a fazer as trocas dos presentes de Natal. De acordo com os lojistas, as trocas tiveram início anteontem e os produtos variam entre roupas e calçados. Para a vendedora de roupas Andressa Aparecida, 19, a expectativa  era de que as trocas aumentasse a quantidade de pessoas na loja. "Muitos clientes vieram, mas eu esperava que mais pessoas viessem fazer as trocas. Espero que minhas vendas para este fim de ano aumentem", concluiu. (*Texto supervisionado pelo editor)