A Câmara de Suzano encerrou o ano de 2017, o primeiro da atual legislatura, com 373 projetos apresentados. Ao todo, foram 85 projetos de lei votados, de autoria dos vereadores, da Mesa Diretiva e da Prefeitura. O vereador que mais apresentou proposituras foi Alceu Matias Cardoso (PRB) e o que menos apresentou foi Edirlei Junio Reis (PSD).
Já as moções, sejam elas de aplauso, apelo, repúdio ou protesto, somaram 179, de acordo com balanço enviado pelo Legislativo suzanense. Sobre os projetos de Lei Complementar foram elaborados 22, os de Resolução 9 e 1 de Emenda à Lei Orgânica Municipal. Em relação às emendas, foram feitas 56, sendo 43 substitutivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) e 13 subemendas.
Conforme o levantamento enviado pela Câmara, o vereador Cardoso foi o que mais apresentou proposituras durante 2017. Foram 129 indicações de serviços para a população, um projeto de lei e 347 requerimentos para a Prefeitura. "Este ano trabalhamos na área social e nos focamos na saúde, que a cidade está muito carente. Conseguimos realizar muitos projetos. Foi um ótimo ano", informa o vereador.
Para 2018, Cardoso conta que já tem vários planos: "Este ano trouxemos emendas no valor de R$ 350 mil para medicamentos à Santa Casa, conseguimos atender mais de sete mil suzanenses e, para o ano que vem, pretendo dobrar o numero de munícipes atendidos".
O segundo vereador que mais apresentou projetos foi o José Silva de Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa. O parlamentar apresentou 223 indicações, sete projetos de lei e 184 requerimentos para a Prefeitura. “Tenho obrigação de batalhar por todos os bairros da nossa cidade. Esse é o papel do vereador. Somos eleitos pela população de Suzano e é por ela que temos que trabalhar diariamente”, argumentou o vereador.
“Este ano apresentei uma propositura que já é lei na cidade desde setembro. Ela institui uma multa de R$4,7 mil para quem for pego pichando bens particulares. Agora, em recesso, continuarei visitando vários bairros de Suzano e formatando o planejamento para ações do ano que vem”, informa Zé Lagoa.
O vereador que menos apresentou proposituras foi Reis, com um total de 3 indicações, 1 projeto de lei e 30 requerimentos.
O atual presidente da Câmara é José Izaqueu Rangel (PSDB) e o vice Leandro Alves de Faria (PR). Também compõem a Mesa Diretiva Antonio Rafael Morgado (PDT) (1º secretário) e Max Eleno Benedito (PRP) (2º secretário). Após o recesso, a Câmara volta ao trabalho em 1º de fevereiro de 2018. A primeira sessão ordinária está marcada para o dia 7. (*Texto supervisionado pelo editor)